Nesta quarta-feira (04), o Blog de Jamildo libera em primeira mão os dados da segunda leva da pesquisa Ipespe/JC. O material é divulgado pouco menos de um ano para o primeiro turno das eleições municipais de 2024 e retrata o cenário da disputa em Recife.
Além dos dados diretos sobre a corrida eleitoral pela Prefeitura do Recife, o levantamento também apresenta a avaliação dos atuais governos. Entre eles, foi apresentado a avaliação da governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB).
Os índices, quando comparados com os dados da primeira pesquisa Ipespe/JC, indicam uma piora na avaliação dos eleitores de Recife sobre a gestão de Raquel.
Quando a questão é a aprovação do governo Raquel Lyra, os índices também pioraram. A nova pesquisa indica que o número de recifenses que desaprovam a gestão lidera numericamente, mesmo que tenha empate técnico na margem de erro.
O levantamento indica que Raquel tem queda de 11 pontos percentuais no número de eleitores do Recife que aprovam seu governo, enquanto o número de pessoas que desaprovam aumentou em 11%.
Com isso, 47% aponta desaprovar o governo Raquel Lyra, enquanto 44% relata aprovar. O índice de pessoas que não sabe ou não respondeu continua em 9%.
Os dados da pesquisa Ipespe/JC, além de indicar a avaliação de Raquel Lyra no levantamento desta semana, também apre.
Entre aqueles que consideravam o governo Raquel Lyra "ótimo/bom" caiu em 7 pontos percentuais. O número mais recente apresenta 25% das intenções de votos entre os recifenses. O número anterior era de 32%.
Apesar de uma piora nos índices, Raquel Lyra continua com um governo avaliado majoritariamente entre os recifenses como "regular". Apesar da avaliação intermediária ter oscilado em dois pontos para baixo, a visão de que Raquel tem uma administração regular obteve 40% das opiniões.
Enquanto isso, a avaliação "ruim/péssimo" aumentou em 7 pontos, chegando ao patamar de 29% do eleitorado da cidade, esse número era 22% em maio. Pessoas que não souberam ou não quiseram responder formaram 5% dos entrevistados, esse índice era 4% no primeiro levantamento.
A pesquisa entrevistou presencialmente 1000 recifenses entre os dias 01 e 02 de outubro de 2023. A margem de erro é de 3,2 pontos percentuais, enquanto o índice de confiança é de 95,45%.