A categoria da enfermagem está há mais de um ano na expectativa do piso salarial da enfermagem. Em junho deste ano o STF reparou as últimas arestas para que o pagamento do piso salarial da enfermagem seja realizado.
E neste julgamento o Supremo Tribunal Federal decidiu que apenas quem trabalhasse o 44h semanais receberia o valor integral do piso salarial da enfermagem, vinculando assim o piso salarial da enfermagem com a carga horária.
Na cartilha do piso salarial da enfermagem, montada pelo Ministério da Saúde, havia uma fórmula para calcular quanto você iria receber de acordo com a sua carga horária.
"Considere uma técnica de enfermagem que trabalha 30h semanais. O piso para técnicos com jornada de 44h semanais é de R$ 3.325. Dessa forma,
ela receberá um valor igual a 30 x 3.325/44. Isto equivale a R$ 2.267".
Os repasses do piso salarial da enfermagem, feitos do Ministério da Saúde para as instituições já foram realizados, e a categoria se perguntava quando esse dinheiro chegaria a conta deles.
O Fórum Nacional da Enfermagem (FNE) respondeu esta pergunta. De acordo com o FNE a parcela de setembro do piso salarial da enfermagem deve ser pago nesta segunda-feira (02).
Neste pagamento constará os valores com as diferenças dos meses de maio a agosto de acordo com os novos dados lançados na plataforma do InvestSUS pelos entes.
O FNE disse ainda que nesta segunda-feira (02), o Ministério da Saúde iria divulgar a nova cartilha do piso salarial da enfermagem, com algumas correções em relação à versão anterior.
O Ministério da Saúde teria se comprometido com municípios em repassar os dados atualizados da enfermagem no InvestSUS. E o prazo para o Ministério da Saúde realizar esse repasse é até o dia 08 de outubro.