Acontece neste domingo, dia 1º de outubro, as eleições para conselheiros tutelares em todo o país. A votação ocorre por meio de urnas eletrônicas, distribuídas em seções eleitorais das 8h às 17h.
Cada conselho tutelar tem cinco conselheiros. O número de conselhos, em cada cidade, varia de acordo com o tamanho da população.
Na cidade de São Paulo, por exemplo, serão 260 conselheiros tutelares eleitos. Em todo o Brasil, o número de vagas é de 30,5 mil.
"Para exercer esse direito, basta se apresentar com CPF, documento original com foto (físico ou eletrônico) e comprovante de residência. Jovens entre 16 e 17 anos também podem votar. Para isso, os mesmos documentos precisam ser apresentados, com o comprovante de residência associado ao nome dos pais ou responsáveis legais", diz reportagem da Agência Brasil, sobre a votação.
O cidadão brasileiro não é obrigado a votar para conselheiro tutelar, podendo se abster da votação, sem ter de justificar a ausência.
No entanto, especialistas afirmam que a participação na escolha é importante, já que a função de conselheiro tutelar tem grande importância na proteção de crianças de todas as cidades brasileiras.