A governadora Raquel Lyra (PSDB) revelou novidades sobre os concursos da Polícia Militar, Civil e Corpo de Bombeiros de Pernambuco. Os anúncios foram feitos durante o evento Ouvir Para Mudar, na última quarta-feira (27), e reforçados nesta sexta-feira (29) em publicação nas redes sociais.
Os concursos foram anunciados pelo governo do estado no final do mês de julho, durante o evento Juntos Pela Segurança. Ao todo, são previstas 3.805 vagas para praças, oficiais, delegados, agentes e escrivães.
Na última quarta-feira, Raquel Lyra anunciou que o governo havia autorizado a contratação das empresas responsáveis pela elaboração dos editais.
De acordo com a SDS, todo o processo licitatório de contratação das empresas já foi finalizado.
Na manhã de hoje, Raquel Lyra anunciou que o governo está trabalhando para que o processo seletivo seja realizado em janeiro de 2024.
"Pernambuco pediu, a gente ouviu e estamos colocando em ação. Simbora!", escreveu o perfil oficial da tucana nas redes sociais.
Vagas do concurso da PMPE
As 3.805 vagas dos concursos das polícias de Pernambuco serão distribuídas da seguinte maneira:
Polícia Militar
- Praças: 2.400 vagas
- Oficiais: 300 vagas
Corpo de Bombeiros
- Praças: 600 vagas
- Oficiais: 60 vagas
Polícia Civil
- Agentes: 250 vagas
- Escrivães: 150 vagas
- Delegados: 45 vagas
Policiais Penais empossados
No início de setembro, a governadora Raquel Lyra empossou 338 policiais penais aprovados em concurso público de 2021, num evento realizado na Arena de Pernambuco. A nomeação desses candidatos havia sido assinada no dia 31 de julho, durante o evento de lançamento do programa Juntos pela Segurança.
Todos os agentes empossados já realizaram o curso de formação. O Governo de Pernambuco afirma que os profissionais "vão reforçar a segurança das unidades prisionais do Estado".