Nesta quarta-feira (20), o presidente Lula (PT) e o líder estadunidense, Joe Biden, terão um encontro em Nova York. O plano é que os dois políticos lancem conjuntamente um documento intitulado "Coalização Global pelo Trabalho". Entenda o que se sabe até agora sobre texto.
De acordo com informações do BCC News Brasil, ainda não existem muitas informações sobre o conteúdo do documento. O que se sabe até agora é que o material possivelmente trará a defesa dos direitos para os trabalhadores de aplicativo e o foco na liberdade dos sindicatos.
O que foi relatado até agora pelo Conselheiro de Segurança Nacional dos Estados Unidos, Jake Sullivan, é de que o foco da união de Biden e Lula é em "destacar o papel central e crítico que os trabalhadores desempenham na construção de um país sustentável e democrático, um mundo equitativo e pacífico".
Fontes informaram para a BCC Brasil que o foco do documento é representar uma iniciativa, não havendo grandes efeitos diretos imediatamente, mas permitindo mais espaço para o debate internacional sobre o tema. Porém, o principal ponto desse documento não estará redigido nele, apontam especialistas.
A criação de uma coalização pelo Brasil e os EUA também pode representar uma melhora na relação entre Lula e Biden, que está estremecida após posturas opostas vinculadas à política internacional, principalmente sobre a guerra da Ucrânia e a aproximação brasileira da China.
Enquanto a pauta trabalhista sempre foi um foco para o presidente Lula, o foco de Biden no tema tem grande vínculo com sua disputa para reeleição em 2024.