Prestes a receber a governadora Raquel Lyra (PSDB) para edição do 'Ouvir para Mudar' em Caruaru, o prefeito da Capital do Agreste, Rodrigo Pinheiro pode deixar a legenda tucana nos próximos meses. Segundo aliados do gestor, a turbulenta relação com a governadora tem pesado na decisão.
Eleito e reeleito vice-prefeito de Raquel em Caruaru, Pinheiro assumiu o comando da cidade em 2022, quando Lyra renunciou ao cargo para disputar do governo de Pernambuco, na tentativa de pôr fim à hegemonia do PSB no estado, o que acabou se concretizando.
Apesar de formarem, por duas eleições seguidas, a mesma chapa, os dois se afastaram ao longo dos últimos meses. O distanciamento tem sido tanto que comenta-se no Palácio Jaime Nejaim, sede da prefeitura de Caruaru, que a possibilidade Raquel não apoiar Rodrigo em sua tentativa de reeleição em 2024.
Diante disso, o (ainda) tucano já busca uma nova sigla para se abrigar e disputar o Poder Municipal no próximo ano. Há a expectativa de que Pinheiro busque uma legenda mais à esquerda do PSDB, principalmente porque ele já incorporou o PSB à sua gestão, atritando ainda mais sua relação com a governadora.
Inicialmente, ventilava-se a possibilidade Pinheiro trocar o PSDB pelo PV, que integra uma federação partidária ao lado do PT e PCdoB. Mas a possibilidade de a deputada estadual Rosa Amorim (PT) ser lançada como candidata do PT, teria dificultado as negociações entre Rodrigo e o PV.
Assim, o prefeito busca outra saída. Uma alternativa já foi oferecida pelo presidente do PSB local, o ex-vereador Marcelo Gomes, que afirmou estar com as portas abertas para receber Pinheiro.
"Da nossa parte, as portas estão abertas. Mas tem que partir dele o querer vir", diz o socialista, que assumiu recentemente um cargo na gestão Pinheiro.
Em que pese o desejo do PSB local, uma fonte próxima ao prefeito afirmou que a ida de Pinheiro para a legenda pode ser dificultada pelos ex-deputados José e Wolney Queiroz, ambos do PDT.
"Deve haver uma pressão muito grande por parte do PDT, leia-se Wolney e Zé Queiroz, pra que isto não aconteça", diz a fonte sob reserva.
O grupo dos Queiroz planeja lançar o patriarca do clã, o ex-prefeito e ex-deputado José Queiroz na disputa municipal. O pedetista, inclusive, já defendeu publicamente uma aliança de seu partido com o PT e PSB.
Apesar de todos os rumores sobre a troca partidária envolvendo o prefeito Rodrigo Pinheiro, até agora, não há conversas oficiais sobre a saída dele do PSDB.
Procurada pela reportagem a assessoria do gestor se limitou a dizer que não tem conhecimento das articulações sobre a desfiliação de Rodrigo da sigla tucana.