Com a intenção de contestar o processo de inclusão online das propostas de projetos habitacionais no sistema da Caixa Econômica Federal, especificamente no programa Minha Casa Minha Vida, o Movimento Nacional de Luta Pela Moradia (MNLM) e a Organização e Luta dos Movimentos Populares de Pernambuco (OLMP) planejam realizar um protesto.
O ato está marcado para segunda-feira, dia 10/09, às 09h, em frente à Faculdade de Ciências da Administração de Pernambuco (FCAP/UPE), localizada na Av. Sport Club do Recife, 252, bairro da Madalena, no Recife.
A manifestação ocorrerá durante a presença do Ministro do Governo Federal, Rui Costa, para o lançamento do novo PAC em Pernambuco.
Diante de uma série de dificuldades e erros que inviabilizam a apresentação das propostas, MNLM e OLMP estão solicitando a prorrogação do prazo, encerrado no último dia 06 deste mês. As entidades afirmam que receberam a doação de um terreno para a construção de um conjunto habitacional em Olinda há três meses.
"No entanto, por motivos políticos, houve desinteresse da gestão do prefeito Lupércio em auxiliar a população mais carente e necessitada e em estabelecer parceria com os movimentos sociais. Como resultado, a cidade ficou de fora. As comunidades estão determinadas a lutar e planejam entregar um documento ao ministro para reverter este cenário".