A chegada do ciclone extratropical no Rio de Janeiro nesta terça-feira (5) tem interferido na previsão do tempo local.
As rajadas de vento e a chuva provocadas pelo fenômeno têm atingido os estados de Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Até o momento, foi registrada a morte de 22 pessoas devido ao ciclone.
A estação meteorológica da Base Aérea de Santa Cruz, Rio de Janeiro, registrou entre as 15h e as 16h desta terça de vento forte, com 55,5 quilômetros por hora (km/h).
Já a estação do Forte de Copacabana, registrou rajadas de vento mais fortes que atingiram, 59,8km/h.
Devido a presença do fenômeno, o município do Rio entrou em estágio de mobilização 2/5, que significa riscos de ocorrências de alto impacto na cidade.
Os ciclones extratropicais são fenômenos meteorológicos caracterizados por um centro de baixa pressão atmosférica. Associado a esse fenômeno, há a presença de uma frente fria. Quanto mais baixa a pressão do ar em seu interior, mais forte são os ventos causados pelos ciclones.
Para esta quarta-feira (6), a previsão para o estado é de chuva fraca a moderada a qualquer hora do dia. A temperatura oscilará entre a mínima de 16ºC e a máxima de 23ºC.
Já para o dia seguinte, quinta-feira (7), a previsão é de chuva fraca durante a madrugada e o período da manhã. Os ventos estarão fracos e a temperatura entra em elevação. A mínima ficará em 16ºC e a máxima em torno dos 27ºC.
Na sexta-feira (9) e no sábado (10), o sol deve voltar a aparecer e a temperatura máxima chega aos 30°C. Não há previsão de chuva.
*Com informações da Agência Brasil