NO AR

Musical

pontefm98.com

Brasil

Taxação de Super Ricos: Entenda propostas de mudanças na tributação

Congresso Nacional votará medida provisória que tributa fundos exclusivos e offshores

Publicada em 29/08/2023 às 11:04h - 49 visualizações

por Jamildo Melo


Compartilhe
 

Link da Notícia:

Presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, na entrega do texto da Reforma Tributária ao Presidente do Senado Federal, Senador Rodrigo Pacheco - Lula Marques/ Agência Brasil  (Foto: )

Com previsão de arrecadar até R$ 54 bilhões até 2026, a taxação dos investimentos da parcela mais rica da população depende de votação no Congresso Nacional. Os parlamentares deverão aprovar a medida provisória que tributa os fundos exclusivos e o capital aplicado em offshores (empresas no exterior).

O governo precisa reforçar o caixa para compensar o aumento do limite de isenção da tabela do Imposto de Renda, sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Com a resistência de parlamentares à tributação das offshores, o governo decidiu transferir o tema para um projeto de lei e passar a tributar os fundos exclusivos, instrumentos personalizados de investimentos.

Atualmente, os fundos exclusivos pagam Imposto de Renda (IR), mas apenas no momento do resgate e com tabela regressiva. O governo quer igualar os fundos exclusivos aos demais fundos de investimento, com cobrança semestral de IR conhecida como come-cotas. Além disso, quem antecipar o pagamento do imposto pagará alíquotas mais baixas.

Em relação à taxação das offshores, que inicialmente estava em medida provisória mas foi transferida para um projeto de lei, o governo quer instituir a tributação de trusts, instrumentos pelos quais os investidores entregam os bens para terceiros administrarem. Atualmente, os recursos no exterior são tributados apenas se o capital retorna ao Brasil.

A medida provisória prevê a tributação de 15% a 22,5% de Imposto de Renda sobre os rendimentos dos fundos exclusivos uma vez a cada semestre, por meio do mecanismo chamado “come-cotas”, a partir do ano que vem. A previsão de arrecadação é de R$ 24 bilhões entre 2023 e 2026. Quanto à taxação das offshores, a cobrança anual de rendimentos começará em 2024, com alíquotas progressivas de 0% a 22,5%. Ainda não está claro se alíquotas variarão conforme o prazo ou o valor aplicado.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








.

LIGUE E PARTICIPE

081 3522-1356

Visitas: 179035
Usuários Online: 24
Copyright (c) 2024 - Rádio Ponte FM 98.5 - Radio Ponte FM 98.5 Fone: 81-3522-1356 Endereço: Rua João Paes Barreto 42a Alto do Sol, Ponte dos Carvalhos, Cabo de Santo Agostinho-PE