O presidente Lula (PT) usou as redes sociais na manhã desta terça-feira (29) para comentar o transplante de coração a que o apresentador Faustão foi submetido no último fim de semana.
A captação do órgão, a propósito, virou motivo de polêmica nas redes sociais após Faustão conseguir um coração compatível em poucos dias — questão já explicada pelo Ministério da Saúde e que não infringiu nenhuma regra do SUS.
"Eu vi que o Faustão recebeu um transplante de coração. Quem cuida disso é o SUS. Eu desejo ao Faustão que viva mais 100 anos e, quem sabe, talvez esse coração seja Corinthiano. Que Deus te abençoe e você se recupere logo", escreveu Lula pelas redes sociais
O apresentador Faustão, de 73 anos, passou por um transplante de coração no último domingo (27), segundo informou o hospital Sírio-Libanês, onde ele está internado desde o dia 5 de agosto. De acordo com a unidade hospitalar, a cirurgia foi "um sucesso".
O anúncio gerou diversos comentários nas redes sociais sobre o funcionamento da lista de receptores de órgãos do Sistema Único de Saúde (SUS). Para acabar com as dúvidas, o Ministério da Saúde se pronunciou sobre como funciona a doação no Brasil.
"Neste domingo (27), mais um paciente na capital paulista foi contemplado com um transplante cardíaco, neste caso, também priorizado na fila de espera em razão de seu estado muito grave de saúde - o apresentador Fausto Silva. Ele recebeu um coração após constatada a compatibilidade necessária para o procedimento, assim como os outros sete transplantados no estado de São Paulo", diz a nota do Ministério da Saúde.
"A lista para transplantes é única e vale tanto para os pacientes do SUS quanto para os da rede privada. A lista de espera por um órgão funciona baseada em critérios técnicos, em que tipagem sanguínea, compatibilidade de peso e altura, compatibilidade genética e critérios de gravidade distintos para cada órgão determinam a ordem de pacientes a serem transplantados. Quando os critérios técnicos são semelhantes, a ordem cronológica de cadastro, ou seja, a ordem de chegada, funciona como critério de desempate. Pacientes em estado crítico são atendidos com prioridade, em razão de sua condição clínica", acrescentou o comunicado do ministério de Nísia Trindade.
O último boletim médico divulgado pelo Hospital Sírio Libanês, na última segunda-feira (28), diz que Faustão está intubado, sob sedação e permanece na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
O documento afirma ainda que o estado clínico de Faustão "é estável e as funções do coração estão de acordo com o esperado para as primeiras 24 horas".