O pagamento do piso salarial da enfermagem é pago pela primeira vez neste mês de agosto.
Na última quarta-feira (16), os profissionais comemoraram a publicação da portaria 1135/2023, que autoriza os repasses para o pagamento do Piso da Enfermagem às entidades integrantes do SUS.
Veja abaixo últimas notícias do piso salarial da enfermagem:
A portaria que regulariza os repasses públicos para o pagamento do piso nacional da enfermagem foi publicada.
Os valores repassados ao SUS são retroativos ao mês de maio e incluem 13º salário. No caso da folha de pagamento do Ministério da Saúde, o depósito feito em agosto é referente aos meses de maio e junho, além da parcela de julho.
A partir de agora, o Ministério da Saúde informou que seguirá a programação para o pagamento das parcelas até dezembro, além do 13º salário, totalizando nove etapas em 2023.
No setor público, os rapasses do Ministério da Saúde aos estados e municípios serão feitos até a segunda-feira, 21 de agosto.
A partir da data, as gestões têm até o último dia útil do mês para pagar aos enfermeiros, técnicos, auxiliares e parteiras.
Confira a tabela do piso da enfermagem 2023:
O valor pago na primeira e na última parcela será maior a alguns profissionais, devido a adição das parcelas retroativas.
Os prazos de pagamento do piso para o setor privado são diferentes, veja como ficou a definição do Salário Base da Enfermagem em 2023:
A carga horária do profissional de saúde influenciará no pagamento final do salário. O valor do piso é pago aos profissionais que têm 44 horas semanais de trabalho, 8h diárias ou 220 horas mensais.
Aos demais, o pagamento é proporcional. Veja como calcular valor recebido:
Assim, considerando que uma técnica de enfermagem trabalhe 30h semanais. O calculo é 30 X R$3.325 / 44 = R$2.267.