Luiz Gonzaga do Nascimento, o nosso Gonzagão, foi um cantor, compositor e músico brasileiro, considerado um dos maiores expoentes de nossa música, que abriu as portas do ritmo nordestino para o centro-sul do país. Por ter sido responsável pela valorização desses ritmos, ficou conhecido como o "Rei do Baião". Cantava acompanhado da sua inseparável sanfona, juntamente com a viola caipira, o triângulo e a flauta, levando o baião, o xaxado e o forró para todo o Brasil.
Gonzagão também foi considerado um dos maiores artistas e uma das figuras mais importantes e completas da música popular brasileira. Ao longo de sua história, compôs diversas canções que tinham como marca, a exaltação ao sertão nordestino, fazendo grande sucesso por todo o Brasil e popularizando nossa riqueza musical. Através da sua carreira e história, a música nordestina ficou conhecida e reconhecida por todos os cantos do País. Além de influenciar musicalmente outros artistas de diferentes gerações, o compositor fez com que o forró, o xaxado e o legítimo "pé-de-serra", passassem a ser valorizados nas outras regiões.
Apesar da sua relação com a música não se restringir aos ritmos nordestinos, tais estilos musicais foram vistos como fundamentais à cultura do Nordeste e do Brasil. A música nordestina traz as características de um povo singular que mistura ritmos, cores, expressões, sendo sinônimos de miscigenações culturais. Um dos focos da trajetória de Luiz Gonzaga era mostrar, por meio da música, a riqueza da região e também a dura realidade que o povo nordestino sempre enfrentou. Um dos principais sucessos do Rei do Baião foi a canção "Asa Branca". As suas músicas são cantadas e tocadas principalmente no mês de junho de cada ano, quando se comemoram os festejos juninos, e celebram os padroeiros Santo Antônio, São João e São Pedro.
O São João é a festa mais importante e popular do Nordeste, sendo uma das principais dos estados de Pernambuco e Paraíba e, por ocasião de sua realização, há um aquecimento na economia e na movimentação financeira de toda região. Não é à toa que todos os prefeitos das cidades da região nordeste investem maciçamente na realização dos festejos juninos. De autoria do deputado federal, Fernando Rodolfo (PL-PE), a Câmara dos Deputados aprovou, em regime de urgência, o Projeto de Lei (PL) 3083/2023, (Luiz Gonzaga), realizado em parceria com representantes da classe artística.
A matéria estipula que 80% das verbas públicas para as festas juninas, em todo o território nacional, deverão ser destinadas à contratação de artistas, bandas e expressões ligadas ao forró e à cultura da região nordeste, ficando os 20% restantes dos recursos públicos para serem utilizados em eventuais contratações de músicos que não sejam nordestinos. Com aprovação da Lei Luiz Gonzaga, a Câmara deu um reconhecimento expressivo à cultura popular e aos seus artistas, sensibilizou os parlamentares da importância dos ritmos regionais, resgatou as tradições das festas juninas, preservou a cultura, incentivou as tradições nordestinas e trouxe benefícios à economia da região nordeste.
Por isso tudo, a aprovação da Lei Luiz Gonzaga foi uma grande vitória do povo forrozeiro, nordestino e brasileiro, e uma justa homenagem ao Rei do Baião.
Cláudio Sá Leitão, conselheiro pelo IBGC e CEO da Sá Leitão Auditores e Consultores.