Após o piso da enfermagem ser julgado como constitucional pelo Supremo Tribunal Federal (STF), os enfermeiros aguardam que o governo Lula (PT) repasse o valor que garantirá o pagamento do piso salarial enfermagem.
A boa notícia é que o Ministério da Saúde finalmente informou quando seria iniciado o pagamento do piso salarial enfermagem para os enfermeiros. Veja últimas notícias do piso da enfermagem e confira quando irá receber.
Após levantar os dados atualizados sobre os profissionais da enfermagem para fazer novos cálculos de repasse, o governo Lula definiu uma nova previsão de quando o pagamento do piso da enfermagem será pago aos enfermeiros.
A previsão é de que já no mês de agosto o piso salarial enfermagem seja pago para os enfermeiros. Em 2023 haverão nove lotes de pagamento do piso da enfermagem.
Como o piso da enfermagem foi liberado pelo STF desde maio, será necessário pagar a diferença entre os salários dos meses de junho e julho.
O setor privado ainda precisará aguardar, já que os ministros do Supremo exigiram a realização de negociações coletivas dos sindicatos dos enfermeiros com as empresas, o pagamento do piso salarial enfermagem para esse grupo poderá demorar ainda e nem ser o valor integral.
Como a ata de julgamento do STF sobre o piso da enfermagem foi divulgada em 12 de julho, as empresas tem até 60 dias a partir desse marco para fazer a negociação coletiva, se o processo não ocorrer até o limite, será necessário pagar o piso salarial enfermagem de forma integral.