O Sindicato dos Rodoviários do Recife e Região Metropolitana anunciou a paralisação dos ônibus da Empresa Metropolitana nesta quinta-feira (13).
Usuários do Terminal Integrado da Macaxeira encontram dificuldades para conseguir transporte por conta da paralisação.
Na última terça-feira (11) um ato de protesto foi realizado por motoristas da empresa Caxangá. Cerca de 300 trabalhadores participaram da paralisação.
O metrô do Recife também está paralisado nesta quinta-feira (13), em um ato contra a possível privatização da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU).
O Sindicato dos Rodoviários do Recife e Região Metropolitana explicou, por meio de nota, que a paralisação dos ônibus da Empresa Metropolitana é motivada pelos valores descontados da folha de pagamento de diversos trabalhadores.
Os valores foram descontados por conta das paralisações que aconteceram em 2020. A Empresa Metropolitana, porém, não informou quem eram os trabalhadores que participaram dos atos em 2020, nem em quais dias e por quanto tempo ficaram paralisados.
O Sindicato alega que os descontos da folha de pagamento são ilegais.
"Os descontos ilegais têm como único objetivo enfraquecer a luta da categoria em plena campanha salarial. É uma provocação e um desrespeito, pretendem jogar os trabalhadores contra o sindicato.
Portanto, estamos aqui exigindo a devolução imediata dos valores descontados e avisando a Metropolitana e as demais empresas representadas pela URBANA que não aceitaremos provocações e não retrocederemos dessa luta", diz a nota do sindicato.
Confira quais são as linhas da Empresa Metropolitana afetadas pela paralisação nesta quinta-feira (13):