Na manhã desta quarta-feira (24), a Agência Pernambucana de Águas e Climas (APAC) renovou o alerta de precipitação de chuva para o Recife, que tem registrado pancadas de nível moderado desde a última segunda-feira (22).
Também nesta manhã, a Central de Operações de Recife (COP) indicou que a cidade está sob estágio de alerta máximo, devido ao alto impacto urbano das chuvas já registrado e ainda previsto até o fim do dia.
Os alertas emitidos pela APAC são válidos para toda a Região Metropolitana do Recife, que já registra pontos de alagamento e bairros com índices de pluviosidade superiores.
Veja, nesta matéria, informações sobre os seguintes tópicos:
As ocorrências de chuvas na Região Metropolitana no Recife têm sido registrada pela APAC desde o último sábado (20), quando foi emitido o primeiro alerta de estado de observação, na cor amarela, para indicar chuvas de baixa intensidade.
Desde o sábado, foram emitidos três alertas de estado de observação e um de estado de atenção para precipitações de chuva de risco moderado a risco moderado alto, até ontem, terça-feira (23).
O último alerta foi renovado às 5h50 da manhã de hoje (24), na cor laranja, com indicativo de estado de atenção para a ocorrência de chuvas de risco moderado alto.
Para o decorrer do dia, previsão da APAC é a de que que "acumulados de chuva devem aumentar nas próximas horas para a intensidade moderada, com pontos fortes", no Recife:
Frente aos altos índices de pluviosidade já registrados e à previsão de continuidade, as autoridades do estado têm se mobilizado para comunicar e orientar a população, sobretudo no que diz respeito à mobilidade urbana e à moradia em áreas de risco.
Às 7h20 de hoje, a Prefeitura do Recife sinalizou que a cidade se encontra em estágio de alerta máximo, uma vez que "a rotina da cidade foi impactada por chuvas extremas".
Veja o comunicado oficial:
A Prefeitura do Recife também reforçou os canais de comunicação aos quais a população do Recife deve recorrer, em caso de risco em consequência das chuvas.
Recomenda-se que a população que transita na R.M.R, hoje (24), procure se distanciar de árvores e, se possível, evitar as áreas já alagadas, como vias locais, avenidas, túneis e passagens obstruídas.
A população que reside em encostas e áreas propícias a deslizamento deve, se possível, desocupar a região temporariamente e buscar abrigo em locais sem risco, até que a precipitação diminua.
Informações da APAC indicam que as temperaturas apresentadas pelo Recife, nesta quarta-feira, devem variar entre os 25°C e os 28°C durante o dia, alcançando em 26°C no período da noite.
Informações da APAC, atualizadas nesta manhã, apontam que quatro dos seis bairros que mais registraram altos índices de pluviosidade nas últimas 24h estão localizados no Recife, sendo:
Os outros dois bairros que apresentaram índices superiores ao espera pela APAC estão localizados em Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife, sendo:
A previsão do tempo para esta quarta-feira indica, ainda, 72% de chance de chuva no Recife ao longo do dia.
A Central de Operações de Recife (COP) tem registrado, desde o início desta manhã, os pontos de alagamento já localizados na região:
Avenida Caxangá;
Avenida Dois Rios, na entrada do SESI;
Avenida Doutor José Rufino;
Avenida Engenheiro Abdias de Carvalho;
Avenida Governador Agamenon Magalhães, na pista central e no cruzamento com a Rua Doutor Bandeira Filho (pista local);
Avenida Recife, na saída do Ibura e próximo à Rua João Cabral de Melo Neto;
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, em diversos pontos;
Estrada dos Remédios, em frente ao Mercado de Afogados e próximo à Estrada do Bongi;
Rua do Acre, no cruzamento com a Estrada dos Remédios;
Rua Antônio de Castro;
Rua Emílio Monteiro Fonseca;
Rua Motocolombó;
Rua Imperial;
Rua da Paz;