O presidente do Sindmetro-PE, Luiz Soares, esteve reunido no escritório político do deputado federal Renildo Calheiros, em Recife. Na pauta, a retirada da CBTU do PND (Plano Nacional de Desestatização); o apoio ao Plano de Recuperação do Metrô do Recife.
Os sindicalista dizem que ele foi apresentado ao Ministro das Cidades, Jader Barbalho Filho, no dia 14 de março, mas até agora o Ministério da Cidades não se pronunciou.
O deputado Federal Renildo Calheiros disse que iria ajudar na demanda. “Tenho compromisso na defesa do Brasil soberano, com saúde, educação, saneamento, cultura, desenvolvimento econômico e social. Sobre o transporte público, é fundamental que o Metrô do Recife não seja privatizado, vamos lutar incansavelmente para retirar a CBTU do PND (Plano Nacional de Desestatização). Vou articular para que o Ministro das Cidades, Jader Barbalho, apresente ao povo pernambucano o Plano de Recuperação do Metrô.”
Na ocasião, também foi abordado o apoio do deputado Federal Renildo Calheiros à PEC de Lei Complementar 250/2008, que garanta “os empregados das empresas publicas ou sociedades de economia mista controladas direta ou indiretamente pela União, Estados, Distrito Federal ou Municípios, em fase de liquidação ou processo de extinção, desde que detenham mais de 5 (cinco) anos contínuos de exercício nas entidades de origem e que, por lei especifica, se encontrem agregados ao serviço publico, passarão a integrar os quadros efetivos de pessoal do respectivo ente federativo, assegurados os direitos e vantagens a eles inerentes.”