O prefeito João Campos (PSB) sancionou lei que declara a Batalha da Escadaria como Patrimônio Cultural Imaterial do Recife. A decisão foi assinada no último dia 17 e publicada no Diário Oficial do Município desta terça-feira (23).
O projeto é de autoria da vereadora Cida Pedrosa (PCdoB) e foi apresentado em 16 de novembro de 2022, sendo aprovado na Câmara Municipal no dia 24 de abril deste ano.
A Batalha da Escadaria é um encontro de rappers que ocorre no centro do Recife desde 2008, em que os artistas fazem apresentações improvisadas e o público decide quem sai vencedor.
Na justificativa apresentada pela vereadora, ela diz que a Batalha da Escadaria foi criada em 2008, no encontro da Rua do Hospício com a Avenida Conde da Boa Vista, sendo a batalha de rappers mais antiga do Nordeste.
"Trata-se de uma importante manifestação da cultura Hip-Hop na cidade e merece o reconhecimento como Patrimônio Cultural Imaterial do Recife", argumentou Cida, classificando o evento como "movimento cultural e expressão social e política da população do Recife".
Na batalha, os MCs se inscrevem meia hora antes do início do evento e duelam entre si, apresentando rimas de forma improvisada, ou "freestyle". O público presente decide quem sai vencedor da disputa.
"Não é uma batalha de dor, é uma batalha de versos. Não tem armas. A arma da Batalha é a construção da poesia oral, que a cena hip-hop traz para o Recife. Cada um que quiser jogar seu verso na roda se inscreve e tem o direito à voz, à poesia. Cada um diz seus versos e ao final alguém é vencedor, numa arena onde todos vencem, porque participar de uma batalha já é vencer”, disse Cida após a aprovação da proposta, em abril.
"O Hip-Hop é uma cultura urbana, surgida na periferia. Dessa maneira, as rimas trazidas na 'Batalha da Escadaria' retratam sobretudo as desigualdades sociais e as discriminações de raça, gênero e orientação sexual. Assim, muito mais do que um movimento cultural, é um espaço de formação política e inclusão social", acrescenta a vereadora.
A Batalha da Escadaria acontece na primeira e na terceira sexta-feira de cada mês, às 20h. O movimento representa o estado de Pernambuco no circuito nacional de batalhas de MCs há 11 anos.