O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, do STF, retirou a suspensão do piso salarial da enfermagem, na última segunda-feira (15).
Contudo, as verbas advindas da esfera federal devem ser utilizadas somente para estados e municípios, enquanto o setor privado irá discutir, de forma coletiva a situação, algo autorizado pelo juiz da suprema corte nacional.
Por isso, ao longo desta matéria, saiba quem deve receber nos contracheques o pagamento imediatamente em junho e quem ainda irá esperar mais um pouco para que isso aconteça.
A negociação coletiva é uma maneira de aplicação dos direitos trabalhistas, conseguindo assim costurar acordos a parte do que está presente na CLT.
Inclusive, isso é o que deve ocorrer nas negociações ligadas às empresas privadas e a categoria para pagar o piso salarial da enfermagem.
Porém, a possibilidade não foi bem recebida entre os profissionais do setor privado, já que os salários negociados conseguiriam alcançar os pagamentos estabelecidos pelo piso da enfermagem.
Sendo assim, o Ministério da Saúde editou a portaria que colocava um prazo de 30 dias para o pagamento da medida começar a ocorrer.
Desta maneira, não vão acontecer negociações relacionadas a carga horária e o piso da enfermagem, confirmando assim o salário já efetivado para a categoria.