O dia das mães é uma das datas comemorativas mais celebradas no Brasil, já que homenageia uma das figuras mais importantes na vida das pessoas.
A comemoração desse evento varia de acordo com o país. No Brasil, esse dia foi estabelecido, de maneira oficial, por um decreto emitido pelo presidente Getúlio Vargas.
O Dia das Mães surgiu no início do século XX, criado por Anna Jarvis com o objetivo de homenagear sua mãe, Ann Jarvis, conhecida por seu trabalho social durante a Guerra Civil Americana.
Ann Jarvis fundou o Mother's Day Work Clubs, uma instituição que ajudava famílias necessitadas e promovia melhores condições sanitárias.
Ela também ajudou no socorro a soldados feridos durante a guerra e fundou um clube para promover a paz entre famílias de diferentes lados.
O Dia das Mães foi criado em homenagem a Ann Jarvis, após a sua filha, Anna Jarvis, criar uma data comemorativa para honrar a sua mãe em maio de 1908.
Anna Jarvis trabalhou para tornar o Dia das Mães uma celebração oficial nos Estados Unidos, contando com o apoio de um comerciante e levando a proposta ao Senado, que não aprovou a medida.
A comemoração, no entanto, espalhou-se pelo país e, em 1914, o Congresso norte-americano estabeleceu o segundo domingo de maio como a data oficial para homenagear todas as mães.
O Dia das Mães chegou ao Brasil através da popularização nos Estados Unidos. A primeira celebração aqui aconteceu em 1918, em Porto Alegre.
Foi oficializado no país na década de 1930 pelo presidente Getúlio Vargas, através do Decreto nº 21.366, e foi uma conquista do movimento feminista brasileiro.
O dia das mães é comemorado sempre no segundo domingo do mês de maio.
Por isso, este ano a data do dia das mães é 14 de maio.