Que consumir água é importante, todos já sabemos. Afinal, o elemento compõe cerca de 70% do corpo humano.
Além disso, todas as reações metabólicas do organismo só são possíveis graças à água, pois as vitaminas e outros nutrientes se dissolvem nela, possibilitando as reações químicas celulares.
O conhecimento popular alega que beber água em jejum amplifica os benefícios da ingestão do líquido.
Isso realmente tem um fundo de verdade, pois durante o sono o corpo consome e elimina bastante água ao transpirar, respirar e outras funções essenciais. Ingerir água em jejum ajuda a repor essa água.
Além de que o consumo da água em jejum também ajuda a eliminar as toxinas que foram produzidas durante a noite, faz o equilíbrio do sistema linfático, acelera a produção de células musculares e sanguíneas e limpa o intestino, melhorando a absorção de nutrientes ao longo do dia.
É popularmente difundida a informação de que ingerir um ou dois corpos por dia ao acordar, antes do café da manhã, pode ajudar a reduzir 2kg a 8kg mensais na balança - ainda mais se for água morna e acompanhada de limão.
Os especialistas alegam que a água em jejum pode ajudar a emagrecer no sentido de que aumenta o metabolismo e diminui a fome durante o dia.
Porém, o truque não faz milagres. É apenas um boost para quem já tem uma dieta equilibrada que visa o emagrecimento e já pratica exercícios físicos.
Não adianta beber água em jejum e depois comer altas quantidades de calorias durante o dia!
O ideal é beber água pura, em temperatura ambiente ou morna. Uma dica para quem não está acostumado é começar aos poucos, aumentando a quantidade de água ingerida gradualmente, até no máximo 2 copos.
Caso você não consiga ingerir a água pura, a dica é saborizar a água com frutas, canela ou gengibre.
As frutas cítricas, como o limão, contém pectina, que são fibras que aumentam a sensação de saciedade e são ricas em antioxidantes.
É válido ressaltar que, para hidratar o corpo, a água deve ser ingerida ao longo do dia - não apenas pela manhã!
Os médicos recomendam uma média de 35 ml por kg de peso corporal. Ou seja, uma pessoa com 70 Kg deve beber cerca de 2,450 L de água por dia.