A tuberculose é uma infecção no pulmão altamente contagiosa, causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis ou bacilo de Koch.
Existem dois tipos de tuberculose: a pulmonar, em que a bactéria se aloja apenas no pulmão, e a extrapulmonar, quando a bactéria passa para outras partes do organismo (sobretudo no sistema nervoso e nas articulações).
A tuberculose pulmonar é a mais comum, mas a extrapulmonar é a mais preocupante em termos de mortalidade. Embora seja uma doença antiga, ela tende a reincidir periodicamente.
Segundo uma pesquisa recente realizada pelo Ministério da Saúde, a tuberculose matou mais de 5 mil pessoas no ano de 2022, atingindo o maior número de mortes em 20 anos.
A consequência disso foi a criação da Campanha Nacional de Combate à Tuberculose, com o objetivo de zerar o número de famílias afetadas pela doença até 2035.
A tuberculose é transmitida pelo ar, através dos aerossóis provenientes da fala, tosse ou espirro de alguém com tuberculose ativa (que ainda não foi tratada).
Ambientes com muita luz e ventilação diminuem o risco de transmissão, pois dispersam os aerossóis. Cobrir a boca ao tossir ou espirrar também é uma medida importante para dificultar a transmissão.
Contrariando o senso comum, objetos compartilhados não transmitem a doença, pois a bactéria não sobrevive por muito tempo.
O tratamento é muito importante para diminuir a transmissão da doença, que vai diminuindo gradualmente desde seu início e, no décimo quinto dia, já está bastante reduzido.
A tosse, seca ou com catarro, é o principal sintoma da tuberculose.
Uma tosse de 2 semanas já é motivo suficiente para realizar o exame de tuberculose em uma Unidade Básica de Saúde (UBS), que tem sensibilidade de até 97%.
A detecção precoce da tuberculose é a chave de um tratamento efetivo. A chance de cura é de até 98%.
O tratamento é feito a partir de quatro medicamentos, é bem longo e dura no mínimo seis meses.
É comum que a partir dos primeiros dias a pessoa se sinta muito melhor e queira abandonar o tratamento.
Por isso, costuma-se realizar o método Tratamento Diretamente Observado (TDO), que é quando um profissional monitora a tomada dos remédios em horários específicos.
Para prevenção, há a vacina BCG, que é aplicada apenas no primeiro mês de vida. Ainda não há uma vacina para adultos.
Ministério da Saúde - https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z/t/tuberculose. Acesso em 24/04/2023.