Nesta quinta-feira (20), professores de Pernambuco estarão em paralisação pelo pagamento do piso dos professores. Veja ações da greve dos professores e entenda próximas paralisações e protestos de profissionais da educação. Movimentação é organizada pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco (SINTEPE).
De acordo com o calendário divulgado pelo SINTEPE, amanhã haverá a primeira paralisação de professores pelo pagamento do piso nacional em Pernambuco. O cronograma proposto pelos profissionais da educação assegura pelo menos mais três paralisações até as primeiras semanas de maio.
A paralisação dos professores nesta quinta-feira será acompanhada por atos no interior do Estado, e em toda Região Metropolitana. A concentração dos protestos dos professionais da educação será na Secretaria de Administração, localizada no bairro do Pina.
Além desse momento, a greve dos professores ainda planeja protestos e lives entre abril e maio para debater e defender pautas importantes para educação, além de reivindicar pelo pagamento do piso dos professores em Pernambuco.
Entre esses eventos pela greve dos professores, nesta quarta-feira (19) ocorre um ato dos estudantes pelo fim do Novo Ensino Médio e pela paz nas escolas e uma plenária que debaterá Educação Inclusiva.
Mais paralisações ocorrerão em 26 de abril, 08 e 09 de maio. Os protestos buscam pressionar a governadora Raquel Lyra (PSDB) a pagar o piso nacional dos professores.
O novo piso dos professores foi definido pelo governo Lula (PT), mas cabe a cada estado ou município se adequar ou não ao pagamento.
A proposta apresentada por Raquel Lyra indicava o aumento salarial apenas para os profissionais que estivessem abaixo do valor do novo piso, sem abranger grande partes dos servidores públicos e professores aposentados. Sindicato quer que o reajuste percentual seja feito para todo o grupo.
Confira o calendário completo da greve dos professores em Pernambuco, com todas as mobilizações propostas pelo SINTEPE. Paralisações gerais da categoria estão marcadas.