Uma possível data para pagamento do piso salarial da enfermagem foi divulgada pelo deputado federal Mauro Benevides (PDT).
Em publicação nas redes sociais, o deputado confirmou que teria uma reunião nesta terça (11) com o Governo Federal para decidir sobre a implementação do piso da enfermagem no país.
A implementação do piso da enfermagem vem se arrastando desde 2022 e a categoria espera uma definição concreta do Governo Federal e do Supremo Tribunal Federal.
De acordo com o deputado, a data para que a categoria da Enfermagem receba o piso seria no próximo dia 12 de maio, quando é comemorado o Dia da Enfermagem.
“E a gente espera que até o dia 12 de maio, que é o dia da Enfermagem brasileira, o presidente Lula possa dar essa grande notícia”, disse.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ainda aguarda a decisão do STF, que travou o processo alegando uma fonte de custeio para implementação do valor para a categoria.
O arcabouço fiscal do Governo Federal não deverá afetar a implementação do piso salarial da enfermagem. As novas regras fiscais foram anunciadas no início de março deste ano e garantem que o valor destinado ao piso não será afetado.
Isso por que todos os gastos com saúde e educação foram removidos da nova regra, e o orçamento reservado para o pagamento dessas áreas não será alterado.