MASSA MUSCULAR - O CFM (Conselho Federal de Medicina) proibiu que médicos prescrevam esteroides androgênicos e anabolizantes para fins estéticos. A decisão consta no Diário Oficial da União desta terça (11).
Os anabolizantes costumam ser usados por algumas pessoas com o objetivo de aumento na massa muscular e melhora no desempenho esportivo.
De acordo com a CFM, não há estudos científicos suficientes que garantam segurança ou que calculem os riscos do uso desses hormônios.
Em entrevista à Folha de São Paulo, o presidente do CFM, José Hiran Gallo, disse que os benefícios da utilização de anabolizantes para fins estéticos não superam os riscos.
"Não existe dose mínima segura, como alguns usuários alegam. Por isso, estamos proibindo essa prática", disse Gallo.
O presidente do CFM deu alguns exemplos de problemas causados pelo uso de anabolizantes:
O uso de anabolizantes também pode levar a Acidente Vascular Cerebral. Os níveis de HDL (o colesterol bom) também costumam ser prejudicados com o uso de anabolizantes.
Além de proibir a prescrição, o CFM também impede que médicos deem palestras ou participem de publicidade que estimule o uso dos anabolizantes para fins estéticos.
De acordo com o presidente do CFM, nos casos em que a literatura médica já autoriza, o uso de anabolizantes pode seguir normalmente. Em geral, esses hormônios são usados em casos de:
Os anabolizantes também podem ser usados em transgêneros e em mulheres diagnosticadas com desejo sexual hipoativo.