Hoje (28), o céu será palco para Júpiter, Marte, Mercúrio, Vênus e Urano, que formarão um arco com a Lua. Esse fenômeno é uma conjunção, que dá aos observadores a impressão de que os astros realmente estão alinhados.
O evento raro já acontece desde o dia 25 de março e acabará em 30 de março, contudo, esta terça-feira será o melhor momento para a observação dos astros. A boa notícia é que o fenômeno astronômico poderá ser visto da Terra e, até mesmo ao olho nu.
De acordo com o Business Insider, quem quiser observar o evento terá a oportunidade de detectar a olho nu, até mesmo em grandes cidades. Porém, a melhor visão será longe das luzes, com o céu mais escuro e antes do pôr do sol.
Além disso, a agência afirmou que Saturno também poderá ser visto pairando baixo no horizonte leste pouco antes do nascer do sol.
É possível que alguns planetas fiquem menos visíveis, principalmente Mercúrio e Urano. O astro que será mais fácil de observar será Vênus, segundo corpo mais brilhante no céu hoje.
Logo, pensando nos observadores que desejam acompanhar o fenômeno, aplicativos podem ser úteis. Sky Tonight ou SkySafari, ambos disponíveis para iOS e Android, são exemplos de plataformas que podem oferecer uma boa visão do fenômeno nesta terça.