Milhões de beneficiários inscritos no Bolsa Família seguem esperando ansiosamente pela liberação do pagamento do Décimo Terceiro.
A cada dia os beneficiários buscam informações para saber se o décimo será pago junto com a primeira parcela do Bolsa Família Abril.
Porém, vale lembrar que o Décimo Terceiro do Bolsa Família faz parte de um Projeto de Lei (PL) no qual foi proposto no Congresso Nacional para pagar aos beneficiários do Bolsa Família/Auxílio Brasil.
As regras para os beneficiários receberem o Auxílio Brasil 2023 (Bolsa Família) seguem conforme 2022. Para receber os valores, é necessário responder às condições abaixo:
Veja abaixo, quais são as principais mudanças do Auxílio Brasil
Para se candidatar ao Bolsa Família 2023, a família deve estar inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal e tenha os dados atualizados nos últimos 2 anos.
Caso esteja dentro dos requisitos de renda e não esteja inscrito, é necessário ir ao responsável pelo Auxílio Brasil (Bolsa Família 2023) na prefeitura de sua cidade para realizar o cadastramento no CadÚnico.
O presidente Lula assinou, neste mês de março, uma Medida Provisória em que confirmou as mudanças nas regras do Bolsa Família.
O presidente estabeleceu o valor mínimo do programa em R$ 600. Além disso, o programa passa a contar com valores adicionais. Confira todos abaixo:
Veja o provável calendário do Bolsa Família Março 2023:
O Décimo Terceiro do Auxílio Brasil teve início como uma promessa eleitoral feita pelo ex-presidente Jair Bolsonaro em 2018.
A expectativa era que a parcela extra fosse paga a partir de 2019, quando o ex-mandatário assumiu o posto. No entanto, o 13º do Bolsa Família só foi pago em 2019.
Com isso, em 2022, foi proposto pelo senador Alexandre Silveira (PSD) um projeto de lei com o objetivo de conceder um décimo terceiro do Auxílio Brasil. Atualmente, o Projeto de Lei (PL) está parado no Senado.
Como o Décimo Terceiro do Auxílio Brasil não foi aprovado no Congresso, nenhuma parcela do Décimo Terceiro do Auxílio Brasil será liberada nesta terça-feira (28).
Vale lembrar também que, até o momento, não há previsão de que isso ocorra em breve.
Se o projeto de lei for aprovado, o 13º do Auxílio Brasil deve liberar uma parcela de R$ 600, conforme a Medida Provisória que estabelece o valor mensal paga no Bolsa Família.
No entanto, vale ressaltar que ainda não há calendário de pagamentos previsto para o décimo terceiro do Auxílio Brasil.