Nesta sexta-feira (03), serão encerradas as inscrições para o Embarque Digital, programa educacional do polo tecnológico, Porto Digital, e financiado pela Prefeitura do Recife.
O programa oferece uma formação técnica em nível superior com cursos presenciais de graduação no setor da tecnologia, oferecendo o curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Sistemas para Internet.
"Nesta turma, são 350 vagas disponíveis nos cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Sistemas para Internet, com a graduação totalmente custeada pela Prefeitura do Recife. Esta é a 4ª turma do Embarque Digital, que já possui 800 estudantes participando do programa.", afirmou o Porto Digital em nota.
Essa é uma das ações para o fortalecimento do setor de tecnologia do Recife, que já ganha destaque no cenário internacional, sendo uma das seis cidades que lideram a construção do futuro da indústria de TI, segundo a pesquisa do Rest of World.
Em conversa com um participante do programa educacional, que ingressou em fevereiro do ano passado e, atualmente, é estagiário consultor de ServiceNow, pela Extreme Digital Solutions (EDS), Gilmar Adrian, de 21 anos, o Embarque Digital foi uma dúvida no início.
O estudante revelou que ao se inscrever, não sabia se o programa valia a pena, mas, que após a tentativa, ele foi capaz de perceber os benefícios para a carreira profissional e pessoal.
"Eu também fiquei em dúvida antes de me inscrever, não sabia muito bem se valia a pena, mas ainda assim tentei. E depois de quase 3 períodos eu digo que certamente vale muito a pena, não é uma área fácil, mas se você tem a teimosia de um recifense, eu sei que você vai conseguir! Esse programa literalmente mudou a minha vida, a da minha família e o meu futuro.", disse Gilmar Adrian.
Além disso, ele contou mais vantagens de participar do programa, como a experiência de ter demandas reais no mercado de trabalho com a residência do Porto Digital.
Poder contar com a estrutura da faculdade, o investimento da Prefeitura e o apoio pedagógico do Porto Digital, e por último mas não menos importante, o contato direto com as empresas e suas demandas reais através da Residência do Porto Digital, ou dos projetos desenvolvidos no SENACAfirmou Gilmar Adrian.
Gilmar comentou sobre uma das maiores dificuldades enfrentadas por muitos jovens da sua idade, ou seja, conciliar os estudos da faculdade, o trabalho e o curso técnico ao mesmo tempo. Porém, o estudante revelou que o aprendizado no curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas foi essencial para ajudar a priorizar suas tarefas e ter mais organização.
Assim como Gilmar, muitos estudantes conseguem estágios e empregos durante o estudo no Embarque Digital. Segundo informações do Porto Digital, 42% dos estudantes que participaram da primeira turma do programa educacional, que atualmente vão começar o quarto período, já estão empregados ou estagiam na área de TI.
Os interessados no programa ainda podem realizar a inscrição no Embarque Digital nesta sexta-feira (03), até às 18h, uma vez que o prazo foi prorrogado.
Para garantir sua vaga, é necessário entrar no Portal da Prefeitura do Recife(www.portaldaeducacao.recife.pe.gov.br/embarquedigital) e preencher um formulário com os dados pessoais.
Para participar do Embarque Digital, os estudantes devem ter concluído o ensino médio na rede pública nos últimos cinco anos, utilizando a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), ou o Sistema Seriado de Avaliação (SSA), e que sejam residentes e domiciliado do Recife.
*Com informações do Porto Digital e Prefeitura do Recife.