O Sistema de Valores a Receber (SVR), foi criado pelo Banco Central do Brasil (BCB). Trata-se de um serviço que mostra se você tem algum dinheiro esquecido a receber em bancos e outras instituições.
Este dinheiro tanto pode ter sido esquecido nas contas bancárias ou mesmo ser de outros valores a receber em alguma instituição bancária.
Uma excelente notícia é que foi liberada no dia 28 de fevereiro, a segunda fase das consultas ao Sistema de Valores a Receber (SVR) que estava suspensa desde abril de 2022.
Na primeira parte do SVR, segundo o Banco Central, foi possível efetuar consulta de valores de:
O Banco Central garante que para quem não sacou na primeira fase, não há risco de perder os valores a receber, pois eles continuarão guardados pelas instituições financeiras.
Ainda segundo o órgão federal, já será possível realizar novas consultas a partir de 28 de fevereiro e os resgates dos saldos existentes serão liberados em 7 de março.
O banco estimou que nesta fase, cerca de 6 bilhões de reais devem ser liberados e 38 milhões de pessoas que possuem valores a receber.
Para consultar se existe algum dinheiro esquecido ou inesperado em bancos e instituições financeiras, a única opção é exclusivamente pelo site do Banco Central.
O BC ressalta, ainda, que as pessoas tenham o máximo de cuidado com os possíveis golpes, e que se atentem aos seguintes cuidados: