Quando se pensa em saúde bucal, muitos brasileiros podem imaginar que somente escovar os dentes é o suficiente para manter o bom hálito e evitar cáries. No entanto, a realidade é bem diferente.
Cerca de 50% da população brasileira escova os dentes e faz o uso do fio dental após as refeições e somente 20% repete o processo mais de duas vezes no dia, segundo a Pesquisa Nacional de Saúde mais recente aplicada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Por existir um risco de infecções e até mesmo de desenvolvimento de doenças cardiovasculares, os cirurgiões dentistas Rafael Lopes e Alexandre Annibale apontam algumas atitudes comuns que prejudicam a saúde dos dentes e da boca — e do corpo como um todo.
Muitas pessoas podem acabar acreditando que escovar os dentes com muita força ou utilizar escovas com cerdas duras pode ajudar a higienizar melhor a boca, mas não é bem assim. Na realidade, essa atitude é prejudicial à saúde dos dentes.
As pessoas se enganam pensando que uma escova dura limpa melhor os dentes, mas não é verdade.Alexandre Annibale, cirurgião dentista
Além de buscar escovas mais macias e uma higiene mais delicada na região, o dentista Rafael Lopes recomenda, no horário da manhã, realizar a limpeza antes da primeira refeição.
"Realizar a higiene bucal antes do café da manhã ajuda a proteger o esmalte dos dentes, deixando eles mais resistentes à acidez dos alimentos", argumenta.
Bastante utilizados em restaurantes como um substituto prático do fio dental, os palitos de dente são normalmente usados para remover restos de comida após as refeições.
No entanto, de acordo com Lopes, esse hábito pode trazer mais prejuízos, já que o objeto é pontiagudo e pode ferir a gengiva. O ideal é, realmente, utilizar o fio dental para realizar a higiene entre os dentes.
Que uma alimentação saudável e rica em nutrientes como vitaminas e minerais é fundamental para a saúde do corpo como um todo, não é nenhuma novidade. Contudo, uma deficiência nutricional pode provocar problemas na saúde da boca e dos dentes.
Além de proporcionar os nutrientes necessários para as atividades do dia a dia e a manutenção do organismo, uma boa alimentação também é capaz de promover o equilíbrio do pH na boca, contribuindo para o desenvolvimento de bactérias saudáveis e essenciais para a microbiota da boca.
Rituais comuns entre pessoas que estão passando por um episódio de nervosismo ou ansiedade, roer as unhas e mastigar tampas de caneta podem desgastar os dentes de maneira precoce, além de poder causar outros problemas como desalinhamento e infecções.
Entre crianças, mamadeiras, chupetas e bicos podem causar problemas nos dentes mesmo quando possuem um selo de ortodônticos. O ideal é que o uso seja feito por um período curto.
Alguns tipos de tratamento, como a limpeza profunda de dentes e gengiva, e busca por possíveis problemas só devem ser feitos por profissionais. Por conta disso, o ideal é buscar ir ao dentista, em média, a cada 6 meses.
É importante que, ao menor sinal de problemas na saúde dos dentes ou da gengiva, um profissional de odontologia seja consultado.