Rainha Elizabeth II morreu nesta quinta-feira (08), aos 96 anos, no castelo de Balmoral, na Escócia.
A monarca, que passou 70 anos no trono, enfrentou muitas guerras e crises até se tornar amada por todos.
O anúncio sobre a morte da rainha foi realizado pelos canais oficiais da família real.
"A rainha morreu pacificamente em Balmoral esta tarde. O rei [Charles III] e a rainha consorte [Camila] permanecerão em Balmoral esta noite e retornarão a Londres amanhã", comunicou a Casa Real britânica no Twitter.
Portanto, não foi informado muitos detalhes sobre a causa da morte da monarca, que até o momento só informou que a rainha "morreu pacificamente".
O marido da rainha, o príncipe Philip faleceu em abril do ano passado aos 99 anos, e o comunicado da família real também havia comunicado que o duque de Edimburgo teria morrido "pacificamente".
Somente um mês depois, em maio de 2021, o jornal inglês The Telegraph informou que a verdadeira causa era "idade avançada", segundo o atestado de óbito assinado pelo médico Huw Thomas, responsável pela equipe médica real.
A idade é um dos motivo de morte aceito para pacientes com mais de 80 anos, caso o médico veja que o estado da pessoa foi se deteriorando, ele pode atestar isso na certidão de óbito.
PROBLEMAS DE SAÚDE DA RAINHA ELIZABETH II
No caso da rainha Elizabeth II, os problemas de saúde ficaram bem evidentes a partir da pandemia, quando ela parou de aparecer em cerimônias, algo raro em todo o seu reinado.
Ela contraiu Covid-19 em fevereiro deste ano, mas como estava vacinada, teve apenas sintomas leves da doença e logo se recuperou.
Porém, confessou ter ficado "cansada e exausta" por causa da doença.
A rainha ainda chegou a ser internada em outubro de 2021, o motivo não foi revelado. Porém, recebeu indicações para descansar e ficou cinco meses afastada dos compromissos da realeza.
Uma das suas últimas aparições públicas foi em junho, no Jubileu de Platina, em Londres, onde ela mostrou dificuldades para se locomover.
A principal emissora britânica, BBC, no decorrer desta quinta-feira divulgou informações sobre o estado de saúde da rainha.
Richard Sumner, ex-correspondente real, afirmou que "o corpo dela estava cedendo". De acordo com ele, a monarca lidava com problemas comuns da idade avançada.
The Queen died peacefully at Balmoral this afternoon.
The King and The Queen Consort will remain at Balmoral this evening and will return to London tomorrow. pic.twitter.com/VfxpXro22W