Morreu a rainha Elizabeth II, aos 96 anos. A informação acaba de ser confirmada pelo Palácio de Buckingham, sede da Coroa Britânica, em Londres.
De acordo com informações, a rainha morreu no Castelo de Balmoral, na Escócia. A saúde de Elizabeth II já preocupava os médicos há vários meses. Oficialmente, a Coroa britânica se limitava a dizer que a rainha tinha problemas de mobilidade.
Segundo informantes da CNN, a causa da morte não foi revelada. Mas, a notícia que está sendo dada é de que a morte da monarca foi tranquila.
Elizabeth II reinou na Grã-Bretanha por 70 anos, desde 1952, quando o pai dela, rei George VI, morreu. Esse foi o mais longevo reinado da história britânica. O falecimento da rainha acontece, somente, pouco mais de um ano após a morte do marido dela, o Príncipe Philip, o duque de Edimburgo, aos 99 anos, em abril de 2021.
Com a morte da Rainha Elizabeth II, o filho mais velho dela, Charles, se torna o novo rei imediatamente, embora a coração só aconteça dentro de alguns meses.
Na Grã-Bretanha, os súditos vão acompanhar as celebrações fúnebres por vários dias. Estima-se que o funeral só aconteça daqui 10 ou 12 dias. Esperam-se várias homenagens nas ruas das principais cidades como Londres, Liverpool, Manchester e Oxford.
O corpo de Elizabeth II será levado da Escócia até a Inglaterra. O plano, de acordo com relatos da mídia inglesa, prevê que o sepultamento seja realizado na Capela de São Jorge, dentro do castelo de Windsor, na Inglaterra.
Nas próximas horas, espera-se que os principais veículos de imprensa da Grã-Bretanha, especialmente a BBC, interrompam a programação para cobrir os desdobramentos e repercussão da morte da monarca.