A fotografia é um dos recursos mais utilizados dentro do jornalismo. Isso porque, além de ajudar a ilustrar uma reportagem, também é um excelente recurso para chamar a atenção dos leitores. Não só isso: uma simples imagem pode confirmar a veracidade daquilo que está sendo noticiado.
Podemos perceber, então, que essa profissão é extremamente importante para essa área e, assim, se tornou indispensável. Mas quem é responsável por captar essas fotos? O repórter fotográfico, é claro!
Apesar de ser, muitas vezes, deixado de lado, esse profissional desempenha um trabalho e deve ser sempre reconhecido por isso. Nesse dia 2 de setembro, você tem a chance de homenageá-lo!
Para ser um repórter fotográfico, não basta apenas tirar uma foto bonita. É preciso ter noção do que pode ou não ser utilizado nos jornais, do que chama ou não a atenção do público, e do que tem potencial para se tornar uma notícia ou não. Ser um repórter fotográfico é muito mais difícil do que parece. Por isso, nesse dia 2 de setembro, não deixe de homenagear esse profissional!
Antigamente, todas as notícias eram dadas sem imagens. Isso fazia com que o texto ficasse muito extenso e, normalmente, as pessoas não tinham paciência para lê-los na íntegra. Pior ainda: não eram atraídos ao jornal! Com o surgimento do repórter fotográfico, profissional que é homenageado todo dia 2 de setembro, isso mudou!
Antes do surgimento das fotos propriamente ditas nos jornais, contudo, os desenhos tomaram conta das páginas. Isso porque se procurava uma solução prática e barata para suprir o problema da falta de ilustrações. Logo, entretanto, o repórter fotográfico, que é celebrado anualmente em 2 de setembro, entrou em cena – de uma forma diferente da que conhecemos hoje, é claro – e transformou o jornalismo!
Os donos de jornais, além de informar o seu público o que está acontecendo no mundo, também querem lucrar. Para isso, precisam chamar a atenção das pessoas. Por esse motivo, as imagens que são colocadas não só na capa, mas em todas as páginas, devem ser interessantes e intrigantes. É esse o trabalho que é esperado pelo repórter fotográfico, que exerce uma função tão importante que é celebrado anualmente em 2 de setembro!
Hoje é dia 2 de setembro, data em que celebramos e homenageamos todos os repórteres fotográficos ao redor do mundo. Não poderia, então, deixar de dar os meus parabéns para esses profissionais que fazem de tudo para complementar as notícias e trazer imagens que aticem os leitores. Vocês são demais!
As fotografias de guerra sempre chamam a atenção das pessoas e deixam todos muito emocionados. Por isso, os repórteres fotográficos que atuam nessa área sempre são muito aclamados. Nesse dia 2 de setembro, vamos conhecer dois deles: Robert Capa é, provavelmente, o mais famoso, principalmente por seu trabalho durante a guerra civil espanhola. Hoje em dia, James Nachtwey se destaca nessa área.
É preciso ter um dom para ser um bom repórter fotográfico. É preciso saber técnicas, é claro, mas existe algo que não pode ser ensinado nem explicado referente a esses profissionais. Aprecie, portanto, o seu trabalho, e não deixe de homenageá-lo nesse dia 2 de setembro!