O câncer de mama é um dos tipos de tumor que mais impactam a saúde das mulheres. No entanto, apesar dessa predominância na população feminina, a doença também pode afetar homens.
É justamente pela raridade desse tipo de tumor entre os homens que o diagnóstico pode ocorrer com certo "atraso". Dados da Sociedade Americana do Câncer apontam que a incidência do câncer de mama entre homens é de 1 a cada 100 casos entre mulheres.
Contudo, alguns sintomas relacionados ao tumor são comuns entre homens e mulheres, como explica a médica Viviane Rezende de Oliveira, presidente da representação do Distrito Federal da Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica (SBCO-DF).
De acordo com ela, a ideia de que o câncer de mama só acomete mulheres prejudica o diagnóstico da doença. "Os homens, até mesmo os que têm risco aumentado para câncer de mama, não procuraram o médico para investigação e, desta forma, tendem a ter o diagnóstico tardio da doença", pontua.
Entre os principais sinais associados aos tumores no tecido mamário, alguns são comuns entre homens e mulheres e podem ajudar a identificar a presença do câncer. São eles:
Vale ressaltar que nem sempre esses sinais podem indicar um câncer de mama. Por isso, é importante investigar junto a um médico para receber um diagnóstico preciso e iniciar o tratamento.