O período de recuperação após uma cirurgia é marcado por muitos receios, especialmente quando há o uso de anestesia geral ou local. Por conta disso, as reações pós-anestésicas, como a tontura, o enjoo e até mesmo a queda de cabelo ainda geram muitas dúvidas.
Uma das principais dúvidas é se as tonturas após anestesia geral, bem como as náuseas e vômitos, ainda são comuns no pós-operatório. O anestesiologista Fábio Ranieiri, da Cooperativa dos Anestesiologistas de Pernambuco (Coopanest-PE), responde algumas dessas questões.
O médico explica que, embora exista um avanço das técnicas anestésicas, não somente a tontura mas as náuseas e vômitos ainda são uma realidade durante a recuperação pós-anestésica.
Entre aquelas pessoas mais sensíveis, as náuseas e vômitos após procedimentos cirúrgicos podem, a propósito, atrasar altas hospitalares.
Em algumas situações, embora incomuns, a náusea e o vômito podem ter consequências ainda mais graves, como desidratação, aspiração pulmonar e até mesmo aumento da pressão intracraniana.
Também são comuns durante a recuperação anestésica a queda de temperatura, que pode causar tremores pelo corpo, e o soluço. Apesar disso, não são sinais ligados necessariamente à anestesia.
Isso porque os tremores causados pela queda de temperatura no corpo são involuntários. A atividade muscular oscilatória tem como objetivo aumentar a produção de calor e evitar, por exemplo, uma hipotermia.
Não há relação entre a anestesia e a queda de cabelo. Quando esse tipo de situação acontece num parto em que se utiliza a anestesia, por exemplo, o quadro é causado por alterações hormonais durante o período.