Por possuir um clima tropical predominante na maior parte do ano, é raro se deparar com neves e geadas pelo Brasil. Mesmo no inverno, a maioria dos estados registram temperaturas acima de 20°C.
De acordo com o Anuário Climático do Brasil, publicado pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), a temperatura média anual brasileira é de aproximadamente 24°C.
Porém, embora seja raro, não é impossível encontrar lugares mais frios no Brasil. As Regiões Sul e Sudeste são as mais afetadas pelas características do inverno, algumas das cidades mais frias do Brasil são localizadas nessas regiões.
A região Sul é a mais fria do País, principalmente na região do planalto serrano localizado no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina.
Isso porque o Sul é a região mais distante da linha do Equador. Nessa região, alguns locais podem registrar até 8°C negativos.
Descubra agora quais são as dez cidades brasileiras mais frias, considerando a média anual de temperatura da última década.
Com a arquitetura e gastronomia influenciada pelos europeus, a cidade atrai turistas em todas as estações, já que o município possui muitos parques e belezas naturais preservadas.
São Bento do Sul tem ocorrências de geadas frequentes, o fio é o fator atrativo da cidade que movimenta o turismo todo ano, principalmente no inverno quando as temperaturas caem ainda mais.
Campos de Jordão, conhecida como a “Suíça brasileira”, é a cidade mais fria do Estado de São Paulo e chama a atenção dos turistas com sua arquitetura europeia.
Nos meses entre junho e agosto, a cidade registra temperaturas em torno dos 11°C no inverno, podendo chegar a até 2°C na madrugada.
O distrito de Monte Verde localizado em Camanducaia conta com as menores temperaturas do estado de Minas Gerais, podendo chegar a 2°C.
O local é um dos principais pontos turísticos da Serra da Mantiqueira e está localizado a mais de 1500 metros de altitude.
Inácio Martins é o município mais alto do Paraná, localizado a 1.198 metros de altitude, na Serra da Esperança.
Nos meses de inverno, a temperatura média é de 10°C. Em 2013, os termômetros da cidade registraram temperatura de -4,5ºC.
Durante o inverno, São Gabriel registra média de 8°C, podendo atingir temperaturas abaixo de 0°C. A cidade é considerada o último reduto dos carreteiros, o meio de locomoção mais antigo criado pelo homem.
Além do frio, a arquitetura local com os museus e centros de preservação da cultura gaúcha chamam a atenção dos turistas.
Urubici é localizada no Vale do Rio Canoas e é conhecida como a “Terra das Hortaliças”. Em um dos pontos mais altos de Santa Catarina, a cidade é conhecida por suas belezas naturais.
O Morro da Igreja, localizado na cidade, é considerado o local mais frio do Brasil. Durante a estação mais fria do ano, a temperatura média na cidade fica em torno de 6°C.
São Joaquim é uma cidade conhecida em todo país pelo frio. Em 2018, os termômetros atingiram -2,7°C.
Além do frio, São Joaquim, oficialmente a capital nacional da maçã, os turistas são atraídos pelas maiores atrações locais, as vinícolas, as plantações de maçãs e cerejas, e os parques municipais.
São José dos Ausentes possui um dos climas mais frios do Brasil e abriga o pico mais alto do Rio Grande do Sul: o Monte Negro.
Com geadas constantes e ocorrência de neve em quase todos os invernos, a temperatura nos meses de maio, junho e julho pode chegar a -4°C.
Bom Jardim da Serra se localiza na Serra do Rio do Rastro, um dos cartões-postais de Santa Catarina.
A cidade tem muitas atrações para os turistas, como os cânions e mais de 30 cachoeiras. Em 2017, o clima da cidade atingiu -7,4°C, cobrindo a serra de neve.
Urupema é considerada a cidade mais fria do país. O município é frio durante todo o ano, em fevereiro, mês mais quente, o clima gira em torno dos 18°C.
A cidade se encontra a 1425 metros de altitude e é um dos únicos no Brasil que registram a ocorrência de neve e fortes geadas.
Com uma temperatura média anual de 8°C, a cidade é a responsável pelo recorde de frio registrado no Brasil.