A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) retirou a obrigatoriedade do uso de máscaras em aeroportos e aeronaves, a decisão foi divulgada na quarta-feira (17).
O uso de máscaras em aviões e aeroportos era obrigatório desde 2020, agora, com a nova medida, passa a ser apenas recomendado.
A decisão começou a valer no começo da noite de quarta, quando a resolução foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União.
A votação para implementar a flexibilização foi unânime entre a diretoria da agência. Para a instituição, o cenário epidemiológico atual permite que algumas medidas sanitárias sejam atualizadas, como o uso obrigatório das máscaras.
No entanto, a Anvisa seguiu reforçando que o uso das máscaras de proteção facial e o distanciamento físico ainda são medidas efetivas de diminuição de risco de transmissão da doença e continuam recomendadas.
"Diante do atual cenário, o uso de máscaras, adotado até então como medida de saúde coletiva, é convertido em medida de proteção individual", explica o documento.
Outras medidas de proteção e distanciamento foram mantidas, confira abaixo: