NO AR

Musical

Com Musical

Brasil

Uso do ar-condicionado de forma excessiva pode ter relação com ganho de peso, defende pesquisador

Relação feita pelo pesquisador ainda é uma hipótese, mas associação entre temperatura e apetite é comprovada cientificamente; entenda

Publicada em 26/07/2022 às 09:00h - 68 visualizações

por Humberto Cassimiro/tv jornal


Compartilhe
 

Link da Notícia:

Existem evidências de que a temperatura aumenta ou diminui o apetite - FOTO: Pixabay  (Foto: )

Não há dúvidas de que boa parte dos dos hábitos e comportamentos humanos estão associados à perda ou ganho de peso, como as atividades físicas e o consumo de alimentos ultraprocessados.

No entanto, de acordo com o químico e pesquisador Javier Sánchez Perona, o uso excessivo do ar-condicionado pode ser mais um fator determinante para o ganho de peso.

Mesmo que existam, de fato, fortes provas de que as temperaturas elevadas estão associadas a um apetite menor, o impacto do ar-condicionado nessa equação ainda é hipotético.

O cientista do Instituto de la Grasa, na Espanha, defendeu em seu blog Malnutridos um raciocínio lógico que aponta para uma relação entre os condicionadores de ar e o aumento do apetite.

Seguindo a comprovação científica sobre a relação entre temperatura e apetite, Perona diz que "parece óbvio que, se vivermos e comermos com ar-condicionado, comeremos mais e engordaremos".

Ele admite, no entanto, que não encontrou nenhum estudo que demonstre relação específica entre o uso do ar condicionado e a obesidade.

Pesquisas já confirmaram relação entre temperatura e apetite

 

LIONEL BONAVENTURE / AFP
FRANÇA Com ondas de calor chegando, temperaturas passam dos 40ºC - LIONEL BONAVENTURE / AFP

 

Algumas pesquisas já confirmaram que existe, sim, uma relação direta entre a temperatura do ambiente e o apetite. Em 1963, a título de exemplo, uma pesquisa publicada na revista Journal of Comparative and Physiological Psychology já apontou para essa relação em roedores.

No estudo em questão, as cobaias foram expostas a temperaturas diversas para entender o impacto dessa variável no apetite delas. A observação foi de que os animais estudados comiam a 35°C somente 10% do que consumiam a 24°C.

Um outro estudo chegou a observar esta relação em humanos em 2015. Uma pesquisa publicada na revista científica Frontiers in Nutrition apontou que os voluntários ingeriam 85,9 kcal a menos a cada grau aumentado na temperatura  do ambiente.

* Com informações do Canaltech




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








.

LIGUE E PARTICIPE

081 3522-1356

Visitas: 175868
Usuários Online: 7
Copyright (c) 2024 - Rádio Ponte FM 98.5 - Radio Ponte FM 98.5 Fone: 81-3522-1356 Endereço: Rua João Paes Barreto 42a Alto do Sol, Ponte dos Carvalhos, Cabo de Santo Agostinho-PE