Morreu neste domingo (24), aos 92 anos, o médico e ex-secretário de Saúde de Pernambuco Cyro de Andrade Lima. Ele é pai da ex-primeira-dama do estado, Renata Campos, e avô do Prefeito do Recife, João Campos.
Cyro morreu na casa da família, no bairro de Dois Irmãos, no Recife, vítima de um AVC.
O velório de Cyro Andrade Lima acontece na tarde deste domingo, também na casa da família. O sepultamento será no Cemitério de Santo Amaro, no Recife, às 17h.
Cyro de Andrade Lima era médico gastroenterologista e foi professor da Universidade Federal de Pernambuco. Ele foi secretário de Saúde de Pernambuco no segundo mandato do ex-governador Miguel Arraes, avô de Eduardo Campos, seu genro. Ele deixa a esposa Rejane e cinco filhos.
Pelas redes sociais, o prefeito do Recife, João Campos, publicou uma homenagem ao avô, a quem agradeceu pelos ensinamentos. No texto, Campos diz que foi um “privilégio” ter morado com o avô durante toda a sua vida.
“O que sou hoje, devo a ele. Sempre acreditou em mim, me ajudou e me orientou. Me ensinou a ter uma vida com firmeza serena”, disse Campos. VEJA A HOMENAGEM NA ÍNTEGRA.
O governador de Pernambuco, Paulo Câmara, classificou Cyro de Andrade Lima como um "expoente da medicina pernambucana".
A vice-prefeita do Recife, Isabella de Roldão, também publicou uma homenagem a Cyro de Andrade Lima. No texto, ela diz que ele foi um “humanista gigante”.
Luciana Santos, pré-candidata a vice-governadora de Pernambuco, afirmou que Cyro era um "médico atencioso e solidário".
O senador Humberto Costa também lamentou pelas redes sociais. Ele lembrou ter sido aluno de Cyro na UFPE.
O médico também foi homenageado por aristas locais, como Petrúcio Amorim e Bia Villachan. “ Um grande homem que um dia tive o privilégio de conhecer”, disse Petrúcio.