A polícia do estado de Ondo, sudoeste da Nigéria, resgatou mais de 70 pessoas, incluindo crianças, que estavam sendo presas há meses em uma igreja por um pastor evangélico.
Segundo informações do portal 'Aventuras na história', o pastor prendia as pessoas para esperar segunda vinda de Jesus Cristo para a terra.
De acordo com a assessoria de imprensa da polícia, o religioso identificado por Funmilayo Odunlami Josiah Peter Asumosa havia informado aos fiéis que o 'retorno' de Jesus aconteceria em abril, mas posteriormente, que a data havia sido mudada para setembro.
“A investigação preliminar revelou que Josiah Peter Asumosa, pastor assistente da igreja, foi quem disse aos membros que o Arrebatamento cristão ocorreria em abril, mas depois disse que foi alterado para setembro de 2022 e obrigou os jovens membros que obedecessem 'apenas seus pais no Senhor'”, explicou Odunlami à BBC.
O grupo de cristãos foi encontrado pelas autoridades após queixas de algumas famílias que buscaram a polícia local após o desaparecimento de seus filhos. Os familiares afirmavam acreditar que eles estavam na igreja.
Ao todo, foram resgatados 43 adultos, 8 adolescentes e 26 crianças do local, que consistia em um apartamento no subsolo da igreja, situada no sudoeste do país.
Segundo a publicação, a 'Segunda Vinda de Jesus Cristo para a Terra', é um termo conhecido para a crença cristão de que Jesus voltará para a terra depois de ascender aos céus. Enquanto o arrebatamento cristão seria a ida dos cristãos aos céus com a chegada do Salvador.
A expectativa é que pastor da igreja pentecostal, David Anifowoshe, e Josiah Peter Asumosa, seu pastor assistente, sejam investigados pelo caso e respondam criminalmente. Eles já foram presos pelas autoridades da Nigéria.