O governador Paulo Câmara anunciou, após reunião com o Gabinete de Crise, que vai estender o Auxílio Pernambuco aos municípios da Mata Sul e Agreste atingidos pelas últimas chuvas. Ao todo, 24 cidades do interior tiveram alagamentos e danos materiais provocados pelas precipitações do fim de semana.
O governador esteve em São Benedito do Sul, cidade mais atingida no Estado, e acompanhou o trabalho do prefeito Júnior Amorim e da sua equipe.
“A previsão da Apac é que a intensidade das chuvas diminua nas próximas horas, facilitando os serviços de manutenção e recuperação”, disse Paulo Câmara.
De acordo com a Secretaria Executiva de Defesa Civil do Estado, entre os dias 1º e 2 de julho, além de São Benedito do Sul os municípios mais atingidos foram Água Preta, Águas Belas, Angelim, Barreiros, Belém de Maria, Bom Conselho, Brejão, Canhotinho, Correntes, Cortês, Escada, Garanhuns, Itaíba, Jaqueira, Jupi, Lagoa do Ouro, Maraial, Palmares, Palmerina, Quipapá, Rio Formoso, Saloá e Tamandaré.
Informações repassadas à Central de Operações da Codecipe dão conta de que 3.835 pessoas estão desalojadas e 358 ficaram desabrigadas nas cidades de Água Preta, Belém de Maria, Bom Conselho, Canhotinho, Correntes, Escada, Garanhuns, Itaíba, Jaqueira, Lagoa do Ouro, Maraial, Palmares, Quipapá, Rio Formoso, Saloá e São Benedito do Sul.
Equipes da Defesa Civil do Estado estiveram, no sábado (02.07), em sete municípios das áreas com maiores danos para monitorar e repassar orientações às defesas civis municipais.
O Grupamento Tático Aéreo realizou resgates na Mata Sul e Agreste, inclusive de uma mãe com um bebê recém-nascido em Canhotinho. Os trabalhos da Codecipe e do Gabinete de Crise vão continuar em todos os municípios afetados.
O deputado Alvaro Porto visitou cidades atingidas e demonstrou sensibilidade com os atingidos pelas chuvas - divulgação
Os estragos que as intensas chuvas vem provocando nos últimos dias no Agreste e na Mata Sul levaram o deputado estadual Álvaro Porto (PSDB) a ligar, neste sábado (02.07), para o governador Paulo Câmara (PSB) solicitando ajuda oficial para dar assistência aos moradores atingidos.
O Governo encaminhou bombeiros e técnicos da Coordenadoria de Defesa Civil de Pernambuco.
Ele solicitou que fosse feito um levantamento dos prejuízos verificados de forma a reforçar a ajuda e tomar as providências para recuperar a região.
Nas últimas horas rios transbordaram provocando alagamentos e deixando milhares de desabrigados. Foram registradas também quedas de barreiras e árvores, que causaram a interdição de trechos da PE-177 e comprometeram uma ponte entre Canhotinho e Quipapá.
Um trecho da BR-104, em Quipapá, foi interditado nos dois sentidos.
Ao longo da sexta e do sábado, o deputado percorreu áreas atingidas em diversos municípios, conversando com prefeitos e trabalhando para buscar soluções de apoio aos desabrigados.
“Comunicamos ao Governo e a Casa Civil se comprometeu a tomar as providências”, disse Porto.