*Matéria em atualização.
Na manhã desta quarta-feira (29), o metrô do Recife registrou diversos transtornos para os cidadãos.
Recentemente, a Linha Sul do metrô voltou a funcionar.
Veja como está a situação do metrô Recife hoje (29).
As linhas Centro e Sul do metrô Recife amanheceram fechadas na manhã de hoje (29) devido a uma falha na linha aérea - responsável por fornecer energia ao transporte.
De acordo com informações repassadas, o problema teve origem na Estação Ipiranga, que compõe a Linha Centro do Metrô Recife.
A Linha Sul, que inclui, por exemplo, a estação de Cajueiro Seco, também registrou problemas nesta quarta (29).
Mas, por volta das 07h40 da manhã, a Linha Sul voltou a funcionar.
De maneira geral, as 29 estações foram interditadas mais cedo. Inclusive, a Rua do Sol/Cajueiro Seco, uma das mais movimentadas.
Ou seja, uma das mais procuradas - a Estação Joana Bezerra, na qual transitam as Linhas Centro e Sul, também amanheceu fechada.
Segundo a CBTU - Companhia Brasileira de Trens Urbanos - equipes foram enviadas na noite de ontem (28) por volta das 22 horas para tentar solucionar a situação.
"A CBTU Recife informa que na noite de ontem, 28, por volta das 22h30, houve a queda de parte de rede aérea de alimentação de energia dos trens próximo a estação Ipiranga da Linha Centro do Metrô. A operação terminou na noite de ontem com via singela (quando apenas uma via é utilizada pelos trens nos dois sentidos) entre as Estações Recife e Werneck. A manutenção da CBTU atuou no local durante a madrugada e o serviço se estendeu até manhã de hoje, 29. Por este motivo, as estações da Linha Centro e Sul não abriram no horário comercial normal, a Linha Centro pelo problema elétrico e a Linha Sul devido a impossibilidade de injeção de trens que é feita também utilizando a Linha Centro", informou a CBTU em nota.
Como alternativa ao problema do metrô, muitas pessoas estão buscando ônibus para chegar aos destinos.
Contudo, segundo informações repassadas por passageiros, os terminais de embarque estão lotados.
"Ainda não temos previsão do término do serviço, o Consórcio Grande Recife foi contatado para reforçar as linhas de ônibus e atender a população no início dessa jornada. Manteremos todos informados assim que o problema for solucionado e a operação comercial for iniciada", diz a CBTU.