A pesquisa eleitoral Real Time Big Data mostra a intenção de voto para o Governo de Pernambuco e, também, ao Senado. Mas, além disso, o levantamento divulgado nesta segunda (27) pela Record/TV Guararapes indica a taxa de rejeição dos pré-candidatos ao Campo das Princesas.
De acordo com a pesquisa eleitoral, Anderson Ferreira (PL) é o pré-candidato ao Governo mais rejeitado. Ele é apoiado oficialmente pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), que não desfruta de uma boa avaliação em Pernambuco.
Danilo Cabral (PSB), pré-candidato governista, aparece em segundo lugar na taxa de rejeição, num empate técnico com Anderson. Seu padrinho político, o governador Paulo Câmara (PSB), também não tem boa avaliação no estado. Confira o ranking de rejeição:
Dando forma a outro empate técnico com o pré-candidato do PSB, Marília Arraes (SD) ficou em terceiro lugar. Ela deixou o PT neste ano para concorrer ao Governo e busca uma associação informal com o ex-presidente Lula (PT).
Raquel Lyra (PSDB), que aparece em segundo lugar na intenção de voto, ganhou um trunfo, aparecendo com apenas 15% de rejeição. Miguel Coelho (UB), outro nome forte na disputa, ficou com 14%.
A taxa de rejeição é a porcentagem de eleitores que afirmam não votar de maneira alguma em determinado candidato. Ela indica um teto para o crescimento de cada nome.
A pesquisa eleitoral Real Time Big Data foi encomendada pela Record. Para o levantamento, foram entrevistados 1.500 eleitores de Pernambuco. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%.