A nimesulida é um medicamento da classe dos anti-inflamatórios e possui efeitos analgésicos e antitérmicos.
Por essa razão, o remédio é normalmente indicado para tratar e controlar dores leves a moderadas, assim como inflamações e febres.
Contudo, a nimesulida é um medicamento tarja vermelha. Entenda para que serve o medicamento e como fazer o uso (quando necessário) do anti-inflamatório.
A nimesulida é considerada um anti-inflamatório não esteroidal (AINE) — mesma classificação do ibuprofeno, por exemplo — e é indicada para tratar dores leves a moderadas, inflamações e febres.
Por exemplo, o medicamento é bastante utilizado para combater dor de garganta, inflamação de vias aéreas, dores na articulação ou cólicas.
No entanto, por ser um medicamento tarja vermelha, a nimesulida só pode ser obtida nas farmácias com uma receita médica.
A nimesulida pode ser administrada na forma de comprimido, cápsula, líquida (em gotas), supositório e gel.
Por essa razão, também ideal buscar orientação com um médico sobre a melhor forma de tomar o medicamento.
A versão em gotas, por exemplo, age mais rapidamente no organismo, enquanto a versão em gel é normalmente aplicada na pele para uma ação local, tópica.
Além disso, o ideal é que o paciente tome a nimesulida após refeições para reduzir o risco de um desconforto no estômago, caso seja administrado por via oral.
A nimesulida leva, normalmente, 15 minutos para agir contra dores. Caso seja administrada para tratar febre, a ação deve levar de uma a duas horas.
Como já explicado, a nimesulida só pode ser comprada com uma prescrição médica. A razão para isso é o fato de ser um medicamento extremamente potente — e com alguns efeitos colaterais e contraindicações.
Por exemplo, a nimesulida não pode ser administrada para menores de 12 anos e deve ser evitada por lactantes, mulheres que buscam engravidar e idosos.
No caso das grávidas, o uso do medicamento (quando liberado) deve ser acompanhado de perto por um médico ou cirurgião-dentista.
Além desses grupos, alérgicos a componentes da medicação, pacientes com problemas hepáticos, renais, cardíacos ou respiratórios, ou que tenham distúrbios gastrointestinais devem evitar a medicação.
Assim como o ibuprofeno e uma série de outros medicamentos, pessoas com suspeita de dengue não podem tomar a nimesulida pelo risco de hemorragias.
O consumo de álcool deve ser interrompido durante o período em que a nimesulida é administrada. Além disso, a nimesulida deve ser evitada quando já o uso de outros medicamentos — em especial anticoagulantes e anti-hipertensivos — pelo risco de interação medicamentosa.
De qualquer modo, é necessário avaliar com um médico qual o melhor medicamento para tratar a condição em questão.
O uso da nimesulida pode desencadear alguns efeitos colaterais comuns como diarreias, náusea e vômito.
De modo menos comum, a medicação também pode levar a coceira, erupção cutânea (na pele) e sudorese (suor em excesso).
Nos casos mais graves, a nimesulida pode causar hemorragia e retenção urinária. Caso perceba um desses sintomas, procure atendimento médico.