O ator de Hollywood e embaixador do Goodwill, Ben Stiller, visitou a cidade devastada de Irpin, na Ucrânia, nesta segunda-feira (20) e pediu compaixão e apoio a todos os refugiados ao redor do mundo e aqueles forçados a fugir de suas casas.
A cidade perto de Kiev tornou-se palco de intensos combates logo após a Rússia ter invadido a Ucrânia em 24 de fevereiro. A Ucrânia e seus apoiadores dizem que a cidade testemunhou atrocidades em larga escala cometidas por tropas russas, mas Moscou nega a afirmação.
Em um comunicado registrado em Kiev para marcar o Dia Mundial do Refugiado, Stiller, que é Embaixador do Goodwill do ACNUR (Agência de Refugiados da ONU), disse: “A guerra e a violência estão devastando pessoas em todo o mundo. Ninguém escolhe fugir de casa. Buscar a segurança é um direito e precisa ser defendido por todas as pessoas.”
O ACNUR divulgou fotos de Stiller de sua visita à Polônia no sábado (18), onde conheceu indivíduos e famílias que foram deslocados pela guerra na Ucrânia.
Ele visitou um Centro de Proteção do ACNUR que fornece apoio psicossocial, prevenção e resposta à VSG e serviços de proteção à criança e assistência jurídica em Medyka e visitou um armazém do ACNUR em Rzeszow.