Matéria em atualização
A chuva não para no Grande Recife. Após renovação do alerta da Apac, regiões de Pernambuco sofrem com a chuva torrencial e alagamentos, nesta quarta-feira (25).
Terminais e paradas alagados, deslizamentos de barreiras, ruas intransitáveis, a situação na Região Metropolitana do Recife é de caos. Veja o balanço completo abaixo.
Pelo segundo dia seguido, a Agência Pernambucana de Águas e Clima, a Apac, renovou o aviso meteorológico sobre pancadas de chuvas de intensidade moderada a forte.
Com validade até esta quarta-feira (25), a previsão é de chuvas intensas para três regiões de Pernambuco:
No aviso, classificado como estado de atenção, que indica risco moderado a alto, a Apac também aconselha a população a seguir as orientações da Defesa Civil.
Uma barreira caiu no bairro de Caixa D´Água, em Olinda, no Córrego do Abacaxi. Moradores do local informaram que pode haver vítimas soterradas, mas os Bombeiros não confirmaram.
Outra barreira caiu na comunidade de Alto Santo Antônio, em Camaragibe. O deslizamento aconteceu na madrugada de hoje e moradores informaram que oito pessoas estavam no local.
Mesmo assim, vizinhos conseguiram ajudar e ninguém ficou ferido.
A Defesa Civil do Recife mantém um plantão permanente pelo telefone 0800.081.3400. A ligação é gratuita e o atendimento é disponível 24h por dia.
A orientação é de que, em caso de necessidade, moradores de locais de risco busquem abrigos seguros e acionem o órgão.
A autarquia de trânsito e transportes do Recife (CTTU) divulgou onde há pontos de alagamento na manhã desta quarta-feira (25) na capital pernambucana.
Pontos em outras áreas da região metropolitana foram informados pela equipe do NE10 ou por internautas.
*As informações foram atualizadas às 6h19
Segundo monitoramento da Apac, o bairro do Bonsucesso, em Olinda foi a localidade onde mais choveu no Estado, entre as 5h30 da terça (24) e as 5h30 desta quarta-feira (25).
Confira abaixo os locais onde teve mais chuva em Pernambuco na madrugada e manhã desta quarta-feira:
O Terminal Integrado Pelópidas Silveira, em Paulista, amanheceu fechado nesta quarta (25).
Não tinha ônibus e nem funcionários para abrir o terminal. Passageiros se amontoaram do lado de fora, sem conseguir entrar.
Terminal Pelópidas Silveira, em Paulista, amanheceu fechado nesta quarta-feira por causa das fortes chuvas - Marcos Roberto/JC Imagem
O Conorte emitiu uma nota sobre a situação dos ônibus em Paulista e Olinda. Confira na íntegra:
O Conorte informa que algumas linhas de ônibus estão com a operação comprometida por causa dos alagamentos, principalmente entre as cidades de Paulista e Olinda. O nível da água nas ruas e avenidas é alto, impossibilitando o tráfego dos veículos. Estamos aguardando a água baixar para normalizar a operação.
O prefeito do Recife, João Campos (PSB), pediu, nesta quarta-feira (25), que as pessoas evitem realizar deslocamentos na cidade pela manhã, em meio às fortes chuvas que caem na região metropolitana.
"A gente também pede que as pessoas evitem deslocamento na cidade. Vamos priorizar os serviços e as atividades essenciais. Nosso foco deve ser agora sobretudo com a segurança e a vida das pessoas", declarou.
Segundo o prefeito, em 48h choveu 260 mm na capital pernambucana, o que representa 80% do esperado para todo o mês de maio.
O gestor municipal anunciou ainda a suspensão das aulas na rede municipal. "Recomendamos que a rede de ensino privado também faça isso, pelo menos pela manhã de hoje. Nossa Secretaria de Educação está em contato tanto com nossa rede direta, como com a rede privada", disse.