A chegada de uma onda de frio ao Brasil se tornou um dos assuntos mais comentados nas redes sociais e rodas de conversas pelo país neste início de semana.
Por um lado, muita gente demonstrava preocupação com as consequências do frio na região onde mora. Por outro, teve gente pedindo para que o fenômeno chegasse à sua cidade.
Houve ainda quem espalhasse boatos por meio das redes sociais. Algumas postagens falam que esse será o maior frio dos últimos 100 anos e outras chegam a dizer que nevará até no Nordeste.
Mas será que isso é verdade? O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) explicou que a história não é bem assim.
"A massa de ar frio provocará sim uma queda acentuada da temperatura no centro-sul do país, mas não de forma exagerada", explica nota do Inmet. Em seguida, o instituto elencou alguns pontos verdadeiros:
O Inmet também disse que pode haver episódios localizados de:
Apesar do frio não ser tão exagerado assim, como explicou o Inmet, é provável que as temperaturas caiam em algumas regiões do país.
O Inmet lembra que frentes frias, frio e calor intenso continuarão a acontecer. "O que geralmente pode ser falso em uma 'notícia duvidosa' de clima, são valores extremamente exagerados e sem embasamento científico."
Em caso de dúvidas, o instituto pede ainda que as pessoas acessem o site ou as redes sociais do órgão para confirmar informações e não compartilhem notícias falsas.
Na Norte do país, as cidades com maior declínio de temperatura estarão nos estados do Acre, Rondônia e no sul do Amazonas, segundo o Climatempo.
Entre esta quarta-feira (18) e quinta-feira (19), Rio Branco deve registar mínimas de 16ºC e 14ºC, respectivamente, assumindo o posto de capital mais fria da região durante o período.
O especialista da Climatempo, Cesar Soares, explicou ao portal g1 que isso ocorre por lá devido ao fato de que o ar frio que avança pelo continente consegue chegar ao Acre, mas não em outras regiões.
Já no Nordeste a notícia não é boa para quem gosta do frio. Na região, as temperaturas seguem altas e ainda faz calor.
"Teremos manhãs com temperaturas altas e o ar abafado e com chuvas pela tarde. Ou seja, o Nordeste vai ficar devendo para essa queda de temperatura", afirma Soares.
Já o Sul para o sul da Bahia temos previsão de queda de temperatura, mas que também não será muito intensa, geralmente entre 15ºC e 16ºC.
São Paulo - Pedestres na Avenida Paulista durante frente fria que derrubou a temperatura na capital. - FOTO:Arquivo/Rovena Rosa/Agência Brasil