Apesar de ser transmitida por um mosquito, o conhecido Aedes aegypti de que tanto se fala em combater, a dengue é uma doença viral, ou seja, causada por um vírus transmitido justamente na picada desse mosquito.
A dengue ocorre em climas tropicais e subtropicais, como o do Brasil. No país, inclusive, um anúncio costuma ser exibido nas propagandas de alguns medicamentos na televisão: "Este medicamento é contraindicado em caso de suspeita de dengue".
Mas quais são esses remédios que não se pode tomar num caso suspeito de dengue? Confira, nesta matéria, quais remédios não se pode tomar quando está com dengue e quais são os medicamentos seguros.
A dengue é transmitida através da picada do mosquito da dengue, conhecido pelo seu nome de espécie Aedes aegypti.
O mosquito se reproduz em água parada. Por essa razão, várias campanhas para evitar focos de multiplicação do Aedes aegypti são realizadas ano a ano.
Mosquito da dengue - Divulgação/Fiocruz
Além da febre alta, entre 39°C a 40°C, dor de cabeça, cansaço, dores e vermelhidão no corpo e coceira são os principais sintomas da dengue clássica.
Outros sintomas menos frequentes são náuseas, vômitos e diarreia. Vale lembra que os sintomas da dengue são diferentes dos sintomas da chicungunha e zika.
O diagnóstico preciso da dengue é feito através de um teste laboratorial. O vírus é isolado diretamente no sangue entre o terceiro e quinto dia dos sintomas.
Também é possível descobrir se possui dengue pelo teste sorológico, ou seja, pela presença de anticorpos contra o vírus no corpo.
A principal dúvida durante o tratamento da dengue é qual remédio não se pode tomar quando está com a doença.
De modo geral, a principal (mas não única) contraindicação é o ácido acetilsalicílico, analgésico clássico conhecido pelo nome comercial Aspirina.
Os remédios contraindicados podem aumentar o risco de desenvolvimento de sangramentos e hemorragias relacionados à doença.
Confira a lista com os principais medicamentos contraindicados em caso de suspeita de dengue:
A boa notícia é que existe vacina para a dengue.