Mais um fenômeno da natureza acontece nos céus deste mês de maio. Dessa vez, um eclipse lunar total deve ocorrer neste domingo (15).
Popularmente conhecida como "Lua de Sangue" pela cor avermelhada do satélite natural durante o fenômeno, o eclipse lunar acontece na madrugada do domingo para a segunda-feira (16).
No último dia de abril, um eclipse solar tomou conta do céu de parte da América do Sul e outras localidades. Na semana passada, uma chuva de meteoros também pôde ser observada de alguns locais do mundo.
A "Lua de Sangue" deste domingo será o primeiro eclipse lunar total de 2022. O fenômeno conhecido como eclipse ocorre quando um astro entra na sombra de outro.
Dessa forma, um eclipse lunar ocorre quando a Lua entra na sombra umbral da Terra, que bloqueia a luz do Sol de chegar ao satélite natural.
É válido destacar que o eclipse lunar ocorre apenas durante a fase de Lua cheia.
Apesar de ser coberta completamente pela sombra da Terra durante o eclipse, a Lua não desaparece do céu. Ela assume uma coloração avermelhada ou alaranjada, o que explica o apelido "Lua de Sangue".
Isso acontece porque apenas alguns comprimentos de onda luminosa chegam à Lua, o que deixa o astro neste tom.
Veja o horário do eclipse lunar total e se ele será visível do brasil - Agência Espacial Europeia (ESA)
O eclipse lunar total acontece neste domingo, 15 de maio de 2022, a partir das 23h28. O fenômeno segue até as 2h55 da segunda-feira (16).
Entre 0h30 e 1h14, a Lua estará completamente coberta pela sombra umbral da Terra.
A resposta é não. Pelo menos não no céu brasileiro. O fenômeno será visível apenas para quem estiver olhando para o céu da América do Norte, Europa, África e partes da Ásia.
A boa notícia é que o eclipse lunar pode ser acompanhado pela internet. Diversas plataformas vão transmitir o evento em tempo real. Confira logo abaixo.
O canal oficial da Agência Espacial dos Estados Unidos, a NASA, realiza uma transmissão ao vivo do evento neste domingo (15). Acompanhe: