O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou, nesta sexta-feira (29), o calendário de inscrição e aplicação das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em todo Brasil.
As informações referente a prova foram divulgadas no Diário Oficial. Exame em seu formato digital, que terá um edital divulgado posteriormente pelo Inep.
O Instituto alerta, porém, que não é possível trocar de modelo (do impresso para o digital, por exemplo) após a conclusão da inscrição.
O valor da taxa de inscrição é de R$85,00.
Além disso, o participante ausente na edição do Enem 2021, que teve a oportunidade de apresentar justificativa de ausência e teve sua solicitação de isenção da taxa de inscrição para o Enem 2022 deferida, deverá também efetuar sua inscrição.
As inscrições para o Enem vão de 10 a 21 de maio e o exame será aplicado nos dias 13 e 20 de novembro.
Os horários da prova continuam os mesmos: os portões serão abertos às 12h, pelo horário de Brasília, se fecham às 13h e a prova começa às 13h30.
No 1º dia, o término será 19h. No 2º, às 18h30.
No primeiro dia do Exame, serão aplicadas as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Ciências Humanas e suas Tecnologias.
O participante responderá às questões da prova de Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol) escolhida na inscrição.
No segundo dia, serão aplicadas as provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias.
Um dos critérios mais fortes para liberar o pedido de isenção é a renda. Para ter direito ao benefício, o estudante deve comprovar que a família tenha renda per capita (renda por pessoa) menor do que o valor equivalente a um salário mínimo e meio.
Ademais, têm direito também os alunos de famílias inscritas no Cadastro Único de programas sociais do governo federal.