A Sexta-Feira Santa, que também é conhecida como Sexta da Paixão, é considerada feriado nacional e é uma das principais datas comemorativas do calendário religioso.
A data relembra o dia da morte de Jesus Cristo, filho da virgem Maria. O dia também antecede a Páscoa.
Uma das principais datas do calendário religioso, a Sexta-Feira Santa, também será considerada feriado nacional em 2022, assim como nos anos anteriores.
O feriado ocorrerá no dia 15 de abril e tem como principal objetivo comemorar a Paixão de Cristo, que, segundo histórias bíblicas, morreu neste dia e ressuscitou três dias depois.
Para relembrar a morte e a ressureição de Cristo, a igreja católica determina como um dia obrigatório para o jejum e a abstinência.
De acordo com a regra religiosa, os seguidores não podem realizar o consumo de carnes ou frango e acabam substituindo esses alimentos por peixes.
A Semana Santa tem inicio no Domingo de Ramos, que marca a entrada de Cristo em Jerusalém e termina no Domingo de Páscoa (17), que acontece dois dias depois a Sexta-Feira santa.
Além disso, o feriado também encerra o período da Quaresma, que começa com a Quarta-Feira de Cinzas, em março, logo após o fim do carnaval.
15 de abril: Paixão de Cristo (feriado nacional);
21 de abril: Tiradentes (feriado nacional);
1º de maio: Dia Mundial do Trabalho (feriado nacional);
16 de junho: Corpus Christi (ponto facultativo);
7 de setembro: Independência do Brasil (feriado nacional);
12 de outubro: Nossa Senhora Aparecida (feriado nacional);
28 de outubro: Dia do Servidor Público (ponto facultativo);
2 de novembro: Finados (feriado nacional);
15 de novembro: Proclamação da República (feriado nacional);
25 de dezembro: Natal (feriado nacional);